O EDUCADOR NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: APONTAMENTOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA

Rossane Vinhas Bigliardi, Ricardo Gauterio Cruz

Resumo


O presente artigo parte do suposto que, em todo processo pedagógico, existe um sujeito singular do qual, em larga medida, depende o resultado do ato educativo concreto. Abordamos este sujeito, que temos chamado “educador”, como um ser social constituído de múltiplas determinações, que encontra na abordagem emancipatória da Educação Ambiental uma dupla dimensão: em escala particular, a possibilidade de fundamentação teórico-prática para a produção de um fazer docente contra-hegemônico, que busque superar as relações opressivas desenvolvidas no ambiente educativo; e em escala global, uma teoria revolucionária que aponta para a possibilidade de superação das relações de opressão que se desenvolvem na sociedade. Neste sentido, pensamos o espaço pedagógico como alternativa de produção de conhecimentos e de práticas sociais que possam atender às demandas do mundo contemporâneo, fundamentalmente, a superação da crise socioambiental engendrada pela forma dominante de produção da vida social.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Prática Docente; Crise Socioambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3133

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