Crise ambiental e crise do modo de produção: os limites sócio-metabólicos do capital

Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi, Luis Fernando Minasi

Resumo


O presente trabalho, pela aproximação teórica à categoria de Modo de Produção, busca aclarar os fundamentos da sociabilidade burguesa e de sua relação com os aspectos mais essenciais da crise ambiental. Pauta-se pela hipótese de que a crise do modo de produção que temos entendido estar em curso apresenta-se para além da crise financeira capitalista, como problema de ordem ambiental, como crise ligada à totalidade do potencial de autodestruição da humanidade no atual desenvolvimento histórico, principalmente por meio da destruição irrevogável da natureza pelo Capital. Neste sentido, a crise ambiental enquanto expressão de um fenômeno ainda maior – a crise estrutural do modo de produção – pode ser compreendida a partir da análise dos fundamentos do modo de produção ora hegemônico, que como buscaremos demonstrar, depende de formas entrópicas de apropriação da natureza (e de sua destruição) bem como da destruição da vida humana.

Palavras-chave


Modo de Produção; Crise Estrutural; Crise Ambiental; Educação Ambiental Emancipatória

Texto completo:

PDF

Referências


COLAO, Magda Maria. O Modo de Produção: Categoria do Materialismo Histórico. Revista Movimento, vol. 12, núm. 2, mai-ago/ 2006, pp. 143-169.

CHESNAIS, François. Não só uma Crise Econômica e Financeira, uma Crise de Civilização. In: JINKINGS, Ivana. NOBILE, Rodrigo. Mészáros e o desafio do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Livro I. São Paulo: Nova Cultura, 1996.

MÉSZÁROS, István. O Marxismo Hoje. Crítica Marxista, Campinas, n.2, 1995.

MESZAROS, Istvan. Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZÁROS, István. A Crise Estrutural do Capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

NETTO, José Paulo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Corteza, 2010.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3571

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.