A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia

Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi, Luis Fernando Minasi

Resumo


No contexto da crise do modo de produção em que vivemos, que tem na crise ambiental uma de suas manifestações, e entendendo a Educação Ambiental como uma tentativa de apresentar as respostas necessárias à superação de tal problemática, compreendemos necessário distinguir que tipo de saberes acerca da Educação Ambiental estão sendo trabalhados em nível de pós-graduação. Procedemos, assim, a análise de algumas dissertações defendidas junto ao PPGEA-FURG, de modo a revelar as representações dos sujeitos em face da realidade, movimento que nos possibilitou compreender a ideologia – enquanto conjunto de ideias, crenças e valores que conduzem os indivíduos a desenvolverem uma compreensão de mundo determinada a partir dos interesses de classe dos intelectuais que a produzem – um forte componente da constituição destes pesquisadores.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Crise Civilizatória, Ideologia

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4623

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