A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4623Palavras-chave:
Educação Ambiental, Crise Civilizatória, IdeologiaResumo
No contexto da crise do modo de produção em que vivemos, que tem na crise ambiental uma de suas manifestações, e entendendo a Educação Ambiental como uma tentativa de apresentar as respostas necessárias à superação de tal problemática, compreendemos necessário distinguir que tipo de saberes acerca da Educação Ambiental estão sendo trabalhados em nível de pós-graduação. Procedemos, assim, a análise de algumas dissertações defendidas junto ao PPGEA-FURG, de modo a revelar as representações dos sujeitos em face da realidade, movimento que nos possibilitou compreender a ideologia – enquanto conjunto de ideias, crenças e valores que conduzem os indivíduos a desenvolverem uma compreensão de mundo determinada a partir dos interesses de classe dos intelectuais que a produzem – um forte componente da constituição destes pesquisadores.Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GRANSCI, Antônio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
LESSA, Sérgio. Lukács: porque uma ontologia no século XX? In: BOITO JR, Armando. TOLEDO, Caio Navarro de. RANIERI, Jesus. TRÓPIA, Patrícia Vieira. A obra teórica de Marx: atualidade, problemas e interpretações. São Paulo: Xamã, 2000.
LESSA, Sérgio. Para Compreender a Ontologia de Lukács. Ijuí: UNIJUÌ, 2007.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.
LUKÁCS, Gyorg. Ontologia do Ser Social: os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Editora Ciências Humanas, 1979.
LUKÁCS, Gyorg. Para Uma Ontologia do Ser Social. São Paulo: Boitempo, 2013.
MÉSZÁROS, István. O Poder da Ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Martin Claret: São Paulo, 2008.
SADER, Emir. A Vingança da História. São Paulo: Boitempo, 2003.
SCHMIDT, Elisabeth Brandão. et al. Projeto Pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Rio Grande, FURG, 2010.
THOMPSON, Edward. A Miséria da Teoria – ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.