A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4623Keywords:
Educação Ambiental, Crise Civilizatória, IdeologiaAbstract
No contexto da crise do modo de produção em que vivemos, que tem na crise ambiental uma de suas manifestações, e entendendo a Educação Ambiental como uma tentativa de apresentar as respostas necessárias à superação de tal problemática, compreendemos necessário distinguir que tipo de saberes acerca da Educação Ambiental estão sendo trabalhados em nível de pós-graduação. Procedemos, assim, a análise de algumas dissertações defendidas junto ao PPGEA-FURG, de modo a revelar as representações dos sujeitos em face da realidade, movimento que nos possibilitou compreender a ideologia – enquanto conjunto de ideias, crenças e valores que conduzem os indivíduos a desenvolverem uma compreensão de mundo determinada a partir dos interesses de classe dos intelectuais que a produzem – um forte componente da constituição destes pesquisadores.Downloads
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