v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

					Visualizar v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Publicado: 24-01-2022

Expediente

  • EXPEDIENTE

    Camila Borges Ribeiro
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.13904
  • EDITORIAL

    Ângela Adriane Schmidt Bersch; Camila Borges Ribeiro
    8
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.13374

Dossiê

  • DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

    André da Silva Mello, Ângela Adriane Bersch; Camila Borges Ribeiro; Rodrigo Lema Del Rio Martins
    9-15
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.13907
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA

    Leonardo de Carvalho Duarte, Marcos Garcia Neira
    16-34
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12886
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS

    Roseli Belmonte Machado, Isabela Dutra Correa da Silva, Marcela Dutra Correa da Silva
    35-50
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12884
  • A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO

    Luana Zanotto, Fernando Donizete Alves, Carlos Januário
    51-68
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12598
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO

    Juliano Silveira
    69-81
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12767
  • EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS

    António Camilo Cunha, Zenaide Galvão
    82-94
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12807
  • REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”

    Uirá de Siqueira Farias, Graciele Massoli Rodrigues
    95-108
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12803
  • PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Julio Cesar de Lucca Junior, Glauco Nunes Souto Ramos
    109-122
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12849
  • A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

    Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Vanessa Guimarães
    123-136
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12745
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR

    Renata de Moraes Lino, Ingrid Dittrich Wiggers
    137-151
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12902
  • USOS E APROPRIAÇÕES DAS DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA/ES

    Érica Bolzan, Rodrigo Lema Del Rio Martins, André da Silva Mello
    152-166
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12915
  • DIÁLOGOS COM O CANTAR-DANÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Adriana Martins Correia
    167-183
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12927
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID

    Kezia Rodrigues Nunes, Carlos Eduardo Ferraço
    184-200
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12941
  • CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

    Camila Borges Ribeiro, Josiane Vian Domingues, Ângela Adriane Schimdt Bersch
    201-215
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12928
  • EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: HÁ ESPAÇO PARA BRINCAR E “SE-MOVIMENTAR”?

    Heloisa Elesbão, Natália de Borba Nunes, Maria Cecília da Silva Camargo
    216-227
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12868
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”

    Graciele Pereira Lemos, Jonatas Maia da Costa
    228-242
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12798
  • A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS/AM: O PROJETO CARAVANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Bruna Drielly de Menezes Andrade, Victor José Machado de Oliveira
    243-256
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12788
  • MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS INFÂNCIAS

    Eliane Lima Piske, Rochele R. Andreazza Maciel
    257-259
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12895
  • O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR

    Valdo Hermes Barcelos, Maria Aparecida Azzolin
    260-270
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11723
  • HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA

    Jéssica Beluco Vitoreti, Luciane Pandini-Simiano
    271-286
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11849
  • PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS

    Altino José Martins Filho, Lourival José Martins Filho
    287-300
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11959
  • SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS

    Lilibth Wilmsen, Rochele Rita Andreazza Maciel, Flávia Brocchetto Ramos
    301-313
  • AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER

    Adriana Santiago Silva, Andrea Faria Souza, Claudia Panizzolo
    314-327
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11858
  • PARQUE DA ESCOLA: UM ESPAÇO LÚDICO EDUCATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E A AQUISIÇÃO DAS LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Adelina Soares Lobo
    328-340
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11838
  • MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS

    Eliane Lima Piske, Pâmela Saraiva Miranda, Narjara Mendes Garcia, Maria Angela Mattar Yunes
    341-355
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12208