v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

					Visualizar v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Publicado: 24-01-2022

Expediente

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.13904
    Camila Borges Ribeiro
    1-7
  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.13374
    Ângela Adriane Schmidt Bersch; Camila Borges Ribeiro
    8

Dossiê

  • DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.13907
    André da Silva Mello, Ângela Adriane Bersch; Camila Borges Ribeiro; Rodrigo Lema Del Rio Martins
    9-15
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12886
    Leonardo de Carvalho Duarte, Marcos Garcia Neira
    16-34
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12884
    Roseli Belmonte Machado, Isabela Dutra Correa da Silva, Marcela Dutra Correa da Silva
    35-50
  • A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12598
    Luana Zanotto, Fernando Donizete Alves, Carlos Januário
    51-68
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12767
    Juliano Silveira
    69-81
  • EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12807
    António Camilo Cunha, Zenaide Galvão
    82-94
  • REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12803
    Uirá de Siqueira Farias, Graciele Massoli Rodrigues
    95-108
  • PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12849
    Julio Cesar de Lucca Junior, Glauco Nunes Souto Ramos
    109-122
  • A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12745
    Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Vanessa Guimarães
    123-136
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12902
    Renata de Moraes Lino, Ingrid Dittrich Wiggers
    137-151
  • USOS E APROPRIAÇÕES DAS DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA/ES

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12915
    Érica Bolzan, Rodrigo Lema Del Rio Martins, André da Silva Mello
    152-166
  • DIÁLOGOS COM O CANTAR-DANÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12927
    Adriana Martins Correia
    167-183
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VITÓRIA/ES: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DOS ANOS 90 À COVID

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12941
    Kezia Rodrigues Nunes, Carlos Eduardo Ferraço
    184-200
  • CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12928
    Camila Borges Ribeiro, Josiane Vian Domingues, Ângela Adriane Schimdt Bersch
    201-215
  • EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: HÁ ESPAÇO PARA BRINCAR E “SE-MOVIMENTAR”?

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12868
    Heloisa Elesbão, Natália de Borba Nunes, Maria Cecília da Silva Camargo
    216-227
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12798
    Graciele Pereira Lemos, Jonatas Maia da Costa
    228-242
  • A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS/AM: O PROJETO CARAVANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12788
    Bruna Drielly de Menezes Andrade, Victor José Machado de Oliveira
    243-256
  • MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS INFÂNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12895
    Eliane Lima Piske, Rochele R. Andreazza Maciel
    257-259
  • O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11723
    Valdo Hermes Barcelos, Maria Aparecida Azzolin
    260-270
  • HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11849
    Jéssica Beluco Vitoreti, Luciane Pandini-Simiano
    271-286
  • PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11959
    Altino José Martins Filho, Lourival José Martins Filho
    287-300
  • SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS

    Lilibth Wilmsen, Rochele Rita Andreazza Maciel, Flávia Brocchetto Ramos
    301-313
  • AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11858
    Adriana Santiago Silva, Andrea Faria Souza, Claudia Panizzolo
    314-327
  • PARQUE DA ESCOLA: UM ESPAÇO LÚDICO EDUCATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E A AQUISIÇÃO DAS LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11838
    Adelina Soares Lobo
    328-340
  • MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12208
    Eliane Lima Piske, Pâmela Saraiva Miranda, Narjara Mendes Garcia, Maria Angela Mattar Yunes
    341-355