A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”

Autores

  • Graciele Pereira Lemos Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Jonatas Maia da Costa Universidade de Brasília /Professor Adjunto III

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12798

Resumo

Este texto apresenta as bases normativas do programa Educação com Movimento. Uma iniciativa que, no contexto da educação pública do Distrito Federal, incorpora a educação física nos projetos político-pedagógicos de escolas da educação infantil. Almeja-se que o professor de educação física realize um trabalho integrado e interdisciplinar junto aos pedagogos na educação das crianças pequenas. Parte da história da educação pública da capital federal contextualiza o texto, antes de recuperar que o Educação com Movimento tem sua gênese em condicionantes histórico-políticos favoráveis. Sua constituição se deve aos avanços curriculares progressistas que o Distrito Federal viveu em meio à construção coletiva de um currículo. Notadamente, o programa anseia por um desenvolvimento em compasso com as suas diretrizes que sugerem como auspiciosas as contribuições da educação física na educação da infância na escola pública.      

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Biografia do Autor

Graciele Pereira Lemos, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. E-mail: gracilemosmartins@gmail.com

Jonatas Maia da Costa, Universidade de Brasília /Professor Adjunto III

Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2003). Especialista em Teoria e Método da Pesquisa em Ed. Física (UnB/2005), Mestre em Educação Física (UnB/2010) e Doutor em Educação (UnB/2016).  Atua na Faculdade de Educação Física da UnB, onde é hoje Professor Adjunto III, trabalhando principalmente com a Prática de Ensino. No âmbito da pesquisa tem desenvolvido projetos de investigação em teoria e prática pedagógica em Educação Física no contexto da Escola, do Esporte e da Saúde Pública. Atualmente está à frente da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC), uma das diretorias do Decanato de Atividades Comunitárias da UnB.

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Publicado

2022-01-21

Como Citar

Pereira Lemos, G., & Maia da Costa, J. . (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 228–242. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12798