Sobre a Revista
A Revista Didática Sistêmica (REDSIS) foi criada no ano de 2005, à época, vinculada ao Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em 2007, o DECC encerrou suas atividades, após a aprovação e implementação de uma grande reforma na estrutura acadêmica e administrativa da Universidade, e se dá início ao Instituto de Educação (IE) onde a REDSIS está lotada. O título do periódico ‘Didática Sistêmica’ foi sustentado no conceito de complexidade, remetendo a um fenômeno recursivo, em movimento espiralado de ressignificações, reconstruindo o conhecimento, de forma a ampliá-lo numa visão sistêmica.
FOCO E ESCOPO
A Revista Didática Sistêmica (REDSIS) é uma publicação semestral de acesso livre do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do município de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A REDSIS tem por objetivo divulgar pesquisas, artigos, relatos de experiências e resenhas originais, decorrentes de pesquisas teóricas, empíricas ou experiências pedagógicas e, oriundos de universidades do Brasil e do exterior que discutam sobre Educação, Educação Física e suas interfaces. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros.
CONCEITO Qualis-CAPES
EDUCAÇÃO – B1
EDUCAÇÃO FÍSICA – B1
ENSINO – B1
PERIODICIDADE
Revista de publicação semestral.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Por política editorial, a publicação de artigos do/a mesmo/a autor/a deve obedecer ao intervalo de dois anos.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
PROCESSO DE REVISÃO POR AVALIADORES
Os artigos, dossiês e resenhas recebidas são submetidas a uma avaliação preliminar por parte da Equipe Editorial da revista, que verificará:
- A adequação do manuscrito à linha editorial da revista, às normas de publicação, bem como à contribuição e qualidade do artigo para a revista e potencial de publicação.
- A conduta de plágio por meio do software antiplágio CopySpider.
Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Aguardando designação”. Trabalhos considerados inadequados serão rejeitados e arquivados mediante justificativa.
Os trabalhos que passarem pela triagem inicial, sem serem rejeitados, são encaminhados para a avaliação por pares, às cegas. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Em avaliação”. Após o parecer dos/as avaliadores/as, a decisão final retorna à Equipe Editorial.
Três decisões são possíveis:
- submissão rejeitada: fundamentada com o parecer dos/as avaliadores/as;
- submissão aceita, sem correções;
- submissão aceita, com correções: são solicitadas correções, que devem ser atendidas em prazo determinado para, novamente, a submissão ser avaliada para aceite ou rejeição definitivos. A versão revisada deve ser enviada, novamente, pelo sistema de submissão da revista com as alterações efetuadas e destacadas em vermelho. O não atendimento ao prazo de reenvio implica o arquivamento do artigo. Em caso de pareceres que expressem resultados divergentes, o artigo será encaminhado para um/a terceiro/a parecerista.
Em caso de aceite, as submissões passam para o processo de edição para os ajustes finais da publicação. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se, também, os nomes dos/as autores/as.