A DANÇA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
UMA EXPERIÊNCIA DO BREAKDANCE À LUZ DA PEDAGOGIA CRÍTICO-SUPERADORA
Resumo
O dossiê aborda a prática educacional no âmbito do Programa de Mestrado Profissional de Educação Física em Rede Nacional (ProEF), investigando a linha de pesquisa denominada "Práxis Pedagógica e Cultura Corporal" com o objetivo de ampliar o entendimento sobre os aspectos didático-metodológicos que envolvem o ensino de educação física na Educação Básica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, utilizando elementos da pesquisa-ação. O estudo concentrou-se em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, explorando a dança como conteúdo, especificamente o Breakdance, a partir da Pedagogia Crítico-Superadora, visando não apenas experenciar os movimentos, mas também problematizar questões sociais e culturais presentes na prática da dança. Durante a pesquisa, foram observados não apenas desafios, mas também oportunidades de transformação, enfatizando a necessidade de planejamento pedagógico qualificado para enfrentar questões como formação insuficiente e infraestrutura precária.