A DANÇA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UMA EXPERIÊNCIA DO BREAKDANCE À LUZ DA PEDAGOGIA CRÍTICO-SUPERADORA

Autores

Resumo

O dossiê aborda a prática educacional no âmbito do Programa de Mestrado Profissional de Educação Física em Rede Nacional (ProEF), investigando a linha de pesquisa denominada "Práxis Pedagógica e Cultura Corporal" com o objetivo de ampliar o entendimento sobre os aspectos didático-metodológicos que envolvem o ensino de educação física na Educação Básica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, utilizando elementos da pesquisa-ação. O estudo concentrou-se em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, explorando a dança como conteúdo, especificamente o Breakdance, a partir da Pedagogia Crítico-Superadora, visando não apenas experenciar os movimentos, mas também problematizar questões sociais e culturais presentes na prática da dança. Durante a pesquisa, foram observados não apenas desafios, mas também oportunidades de transformação, enfatizando a necessidade de planejamento pedagógico qualificado para enfrentar questões como formação insuficiente e infraestrutura precária.

Downloads

Biografia do Autor

Caroline Amaral Franco Borges, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB (2004). Atualmente é professora Educação Básica - Secretaria de Educação do Distrito Federal - DF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, cultura corporal do movimento, e educação física escolar. Mestre pela Universidade de Brasília.

Ediane Guimarães Costa, Universidade de Brasília

Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, ingressante no ano de 2007. Foi bolsista de iniciação científica PROBIC/FAPEMIG e PIBID/CNPQ . Participa do Grupo de Orientação em Educação Física escolar e do grupo AVANTE. Atualmente é servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e mestre do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional (ProEF), Polo UnB/ Brasília

Jonatas Maia da Costa, Universidade de Brasília

Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2003). Especialista em Teoria e Método da Pesquisa em Ed. Física (UnB/2005), Mestre em Educação Física (UnB/2010) e Doutor em Educação (UnB/2016). Foi professor da educação básica da rede pública e privada do Distrito Federal durante dez anos e professor universitário na esfera privada trabalhando nos cursos de Pedagogia e Educação Física. Em 2010 e 2011 atuou na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), lecionando disciplinas no campo do esporte. Em 2012 passou a atuar na Faculdade de Educação Física da UnB, onde é hoje Professor Associado I, trabalhando principalmente com a Prática de Ensino. No âmbito da gestão universitária foi coordenador do curso de licenciatura da FEF/UnB de 2016 à 2019 e diretor de esporte e atividades comunitárias junto ao Decanato de Assuntos Comunitários da UnB de março de 2020 à abril de 2022. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB e também do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede (PROEF). No âmbito da pesquisa tem desenvolvido projetos de investigação em teoria social e prática pedagógica em Educação Física no contexto da Escola, do Esporte e da Saúde Pública por dentro do SÍNTESES, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar, sediado na FEF-UnB, no qual é um dos líderes. Está associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 2011. Foi Secretário Distrital do CBCE no biênio 2012-2013 e atua desde 2015 no Comitê Científico do GTT Escola. Atualmente é Secretário Adjunto so CBCE-DF. 

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Amaral Franco Borges, C., Guimarães Costa, E., & Maia da Costa, J. (2025). A DANÇA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DO BREAKDANCE À LUZ DA PEDAGOGIA CRÍTICO-SUPERADORA. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 70–86. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17553

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física