EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: HÁ ESPAÇO PARA BRINCAR E “SE-MOVIMENTAR”?

Autores

  • Heloisa Elesbão Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Natália de Borba Nunes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Cecília da Silva Camargo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12868

Resumo

O corpo e o movimento são reconhecidos como potentes manifestações expressivas das crianças, dentre outras possíveis. É por meio da linguagem corporal e de movimento que as crianças constituem suas identidades e estabelecem relações com seus pares e adultos, sobretudo nas brincadeiras, contribuindo no que a literatura classifica como culturas infantis. Considerando a relevância do binômio corpo/movimento e a centralidade do brincar na Educação Infantil (EI), o presente artigo tem por objetivo identificar o lugar destinado pelas professoras ao brincar e ao “se-movimentar” no cotidiano de turmas desta etapa de ensino em escolas de Ensino Fundamental na Região Central do Rio Grande do Sul. As narrativas docentes evidenciaram que as professoras têm perspectivas distintas sobre a importância do brincar e do “se-movimentar” no cotidiano da EI, ora reconhecendo o corpo e o movimento como linguagem infantil, ora reduzindo o binômio como instrumento para o desenvolvimento de outras habilidades.

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Biografia do Autor

Heloisa Elesbão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação Física Escolar (UFSM). Graduada em Educação Física Licenciatura e em Educação Física Bacharelado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Participa do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física na UFSM. Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Candelária-RS.

Natália de Borba Nunes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além disso, é graduanda em Educação Física - bacharelado e graduada em Educação Física - Licenciatura pela mesma instituição.

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é docente no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE), Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e líder do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física (UFSM). Concluiu estudos de pós-doutorado na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), sob a supervisão do Prof. Dr. André da Silva Mello.

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Publicado

24-01-2022

Como Citar

Elesbão, H., de Borba Nunes, N. ., & da Silva Camargo, M. C. (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: HÁ ESPAÇO PARA BRINCAR E “SE-MOVIMENTAR”?. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 216–227. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12868