EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: HÁ ESPAÇO PARA BRINCAR E “SE-MOVIMENTAR”?
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12868Abstract
O corpo e o movimento são reconhecidos como potentes manifestações expressivas das crianças, dentre outras possíveis. É por meio da linguagem corporal e de movimento que as crianças constituem suas identidades e estabelecem relações com seus pares e adultos, sobretudo nas brincadeiras, contribuindo no que a literatura classifica como culturas infantis. Considerando a relevância do binômio corpo/movimento e a centralidade do brincar na Educação Infantil (EI), o presente artigo tem por objetivo identificar o lugar destinado pelas professoras ao brincar e ao “se-movimentar” no cotidiano de turmas desta etapa de ensino em escolas de Ensino Fundamental na Região Central do Rio Grande do Sul. As narrativas docentes evidenciaram que as professoras têm perspectivas distintas sobre a importância do brincar e do “se-movimentar” no cotidiano da EI, ora reconhecendo o corpo e o movimento como linguagem infantil, ora reduzindo o binômio como instrumento para o desenvolvimento de outras habilidades.