MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12208Palavras-chave:
infâncias. Educadores. Educação Ambiental Sistêmica. Múltiplas linguagens.Resumo
O artigo entrelaça as infâncias nas escolas de turno integral pela perspectiva da Educação Ambiental Sistêmica com o objetivo de identificar as representações, uma das múltiplas linguagens expressas pelas crianças e que possibilitaram outras tantas linguagens, tendo como mediadores desse processo as educadoras das infâncias. Ancoramos o estudo pela base teórico-metodológico da Bioecologia do Desenvolvimento Humano com a Inserção Ecológica. Para a análise dos dados utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados, zelando pelos processos e as etapas da investigação, identificando que os desejos das crianças e das educadoras das infâncias evidenciam a necessidade de uma construção coletiva, sendo necessário o deslocamento das práticas rotineiras para o desenvolvimento de práticas educativas ambientais nos momentos das rotinas.Downloads
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Publicado
24-01-2022
Como Citar
Piske, E. L., Miranda, P. S., Garcia, N. M., & Yunes, M. A. M. (2022). MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 341–355. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12208
Edição
Seção
Dossiê