MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS

Autores

  • Eliane Lima Piske FURG
  • Pâmela Saraiva Miranda FURG
  • Narjara Mendes Garcia FURG
  • Maria Angela Mattar Yunes Universo- Niterói/RJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12208

Palavras-chave:

infâncias. Educadores. Educação Ambiental Sistêmica. Múltiplas linguagens.

Resumo

O artigo entrelaça as infâncias nas escolas de turno integral pela perspectiva da Educação Ambiental Sistêmica com o objetivo de identificar as representações, uma das múltiplas linguagens expressas pelas crianças e que possibilitaram outras tantas linguagens, tendo como mediadores desse processo as educadoras das infâncias. Ancoramos o estudo pela base teórico-metodológico da Bioecologia do Desenvolvimento Humano com a Inserção Ecológica. Para a análise dos dados utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados, zelando pelos processos e as etapas da investigação, identificando que os desejos das crianças e das educadoras das infâncias evidenciam a necessidade de uma construção coletiva, sendo necessário o deslocamento das práticas rotineiras para o desenvolvimento de práticas educativas ambientais nos momentos das rotinas.

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Biografia do Autor

Eliane Lima Piske, FURG

http://orcid.org/0000-0003-0933-4835?lang=pt Eliane Lima Piske- Doutoranda e Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande- PPGEA/FURG. Pedagoga. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Colaboradora do Centro de Referência em Apoio às Famílias- CRAF/FURG. Integrante do Grupo de Estudos Ecoinfâncias: infâncias, ambientes e ludicidade. Colaboradora do UEADSL: Plataforma de Eventos do Grupo Texto Livre pela Faculdade de Letras da Universidade de Minas Gerais. Email: e.nanny@hotmail.com

Pâmela Saraiva Miranda, FURG

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Pós-Graduada pela Faculdade de Educação São Luís, em nível de especialização, na área de Educação, em Educação Em Tempo Integral. Pós-Graduada pela Faculdade de Educação São Luís, em nível de especialização, na área de Educação, em Educação Infantil. Pós-Graduação em andamento em nível de Mestrado, pelo programa de Pós-graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG. Professora da rede Municipal de Rio Grande/RS.

Narjara Mendes Garcia, FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA/FURG. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- IE/FURG. Email: narjaramg@gmail.com

Maria Angela Mattar Yunes, Universo- Niterói/RJ

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UNIVERSO, Niterói/RJ. Email: mamyunes@yahoo.com.br

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Publicado

24-01-2022

Como Citar

Piske, E. L., Miranda, P. S., Garcia, N. M., & Yunes, M. A. M. (2022). MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 341–355. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12208