ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Historiografia, História da ciência, Pesquisa em Educação em Ciências, Livro DidáticoResumo
Este artigo constitui parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no ensino de ciências, e versa sobre uma análise de fundamentos e procedimentos estratégicos na abordagem e superação de erros e distorções conceituais contidas nos livros didáticos de física, se insere neste propósito, alguns aspectos da investigação em história da ciência direcionada ao ensino, uma área bem fundamentada e interdisciplinar. Apresenta uma breve exposição de textos de livros didáticos, contidas em amostra, ofertada aos estudantes das licenciaturas. A amostragem que é descrita nesses procedimentos da pesquisa histórica, tem por fins, verificar a qualidade das explicações sobre conceito de calor, essencialmente, comprometidas com as situações de conservação e transformação de energia, tal análise, os autores realizam por um estudo comparativo de fontes históricas primárias e secundarias, apontando erros e distorções nas obras didáticas e suas implicações institucionais da qualidade do ensino e compreensão dos temas para a aprendizagem dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
- ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
- Erros e distorções, históricas e conceituais nos livros didáticos de físicas.É preciso confrontá-las: Um estudo de caso
- Erros e distorções, históricas e conceituais nos livros didáticos de físicas.É preciso confrontá-las: Um estudo de caso
Publicado
03-07-2017
Como Citar
Christófalo, A. A. C., Giardinetto, J. R. B., Camargo, S., da Silva, O. H. M., & Zimer, T. T. B. (2017). ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO. Revista Didática Sistêmica, 18(1), 93–108. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo