ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Airton Acácio Castilho Christófalo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência/Faculdade de Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus Bauru http://orcid.org/0000-0002-7453-0317
  • José Roberto Boettgher Giardinetto UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru, Depto de Educação da FC/UNESP/Bauru. Rua Luiz Edmundo C. Coube quadra 14 número 01
  • Sérgio Camargo Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino
  • Osmar Henrique Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina/ Departamento de Física
  • Tania Teresinha Bruns Zimer Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Palavras-chave:

Historiografia, História da ciência, Pesquisa em Educação em Ciências, Livro Didático

Resumo

Este artigo constitui parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no ensino de ciências, e versa sobre uma análise de fundamentos e procedimentos estratégicos na abordagem e superação de erros e distorções conceituais contidas nos livros didáticos de física, se insere neste propósito, alguns aspectos da investigação em história da ciência direcionada ao ensino, uma área bem fundamentada e interdisciplinar. Apresenta uma breve exposição de textos de livros didáticos, contidas em amostra, ofertada aos estudantes das licenciaturas. A amostragem que é descrita nesses procedimentos da pesquisa histórica, tem por fins, verificar a qualidade das explicações sobre conceito de calor, essencialmente, comprometidas com as situações de conservação e transformação de energia, tal análise, os autores realizam por um estudo comparativo de fontes históricas primárias e secundarias, apontando erros e distorções nas obras didáticas e suas implicações institucionais da qualidade do ensino e compreensão dos temas para a aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Airton Acácio Castilho Christófalo, Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência/Faculdade de Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus Bauru

Graduado em Física (Licenciatura) e Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) - Campus de Bauru. Atua como Professor da Secretaria do Estado da Educação do Estado de São Paulo. Tem interesse por temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente em questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física.

José Roberto Boettgher Giardinetto, UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru, Depto de Educação da FC/UNESP/Bauru. Rua Luiz Edmundo C. Coube quadra 14 número 01

Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos (1984), mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Educação da Faculdade de CIências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É membro cadastrado do Grupo de Pesquisa "Estudos Marxistas em Educação" da UNESP, Campus de Araraquara, Grupo de Pesquisa cadastrado junto ao CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Históricos e Filosóficos do Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Educação Matemática, História da Matemática e Ensino da Matemática, Ensino da Matemática na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, Matemática Escolar e a questão cultural segundo a perspectiva marxista. Desde 2013 é docente do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, Mestrado Profissional, na Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru, São Paulo.

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Graduado em Física (licenciatura) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1998), mestre (2003) e doutor (2007) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com tese sobre formação de professores de Física. A partir de 2008 atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, desde 2009 no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática, com interesse em temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente no Ensino de Física, em questões relacionadas ao Ensino, à Aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. É Coordenador desde 2010 na UFPR do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto - Física

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina/ Departamento de Física

Graduado em Física (licenciatura) pela UEL (1997), Especialista em Física para o novo ensino médio pela UEL (1998), Mestre em Educação pela UEL (2003), Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru-SP (2008). Atua, desde 1999, como Físico do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina. Realiza pesquisas em Instrumentação para o Ensino de Física, divulga propostas de equipamentos inovadores aos ambientes/centros de educação não formal (MCTs), e realiza pesquisas com referenciais da História e Filosofia da Ciência, racionalidade e pensamento crítico, para contribuir à educação científica. Tem vasta experiência em desenvolver experimentos didáticos, abastecendo aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação. Também é o responsável por construir e constantemente reparar diversos experimentos de Física, muitos deles automatizados ao público, do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina.

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é docente da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR (PPGECM/UFPR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da matemática, metodologias de ensino, aprendizagem da docência, estágio em docência. É coordenadora de gestão educacional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFPR. É uma dos lideres do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM).

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Publicado

03-07-2017

Como Citar

Christófalo, A. A. C., Giardinetto, J. R. B., Camargo, S., da Silva, O. H. M., & Zimer, T. T. B. (2017). ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO. Revista Didática Sistêmica, 18(1), 93–108. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo