O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA
possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14450Resumo
O presente artigo aborda as potencialidades das brincadeiras na construção do conhecimento crítico nas aulas de Educação Física escolar na infância, na perspectiva da educação do corpo e humanização. Trata-se de um recorte dos dados produzidos em uma pesquisa ampla de abordagem qualitativa do tipo “pesquisa- participante”, que teve como objetivo geral analisar o ensino da Educação Física na etapa da Educação Infantil. Desse modo, o estudo discute as reflexões, estratégias, intencionalidades pedagógicas apresentadas no âmbito de um Produto Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que as discussões sobre as intencionalidades de ensino em relação à educação do corpo em movimento devem superar as práticas espontâneas e assistemáticas, por intermédio de intervenções pedagógicas intencionalmente sistematizadas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento crítico para tomada de decisões conscientes e a humanização das crianças em sua totalidade.