O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA

possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14450

Resumo

O presente artigo aborda as potencialidades das brincadeiras na construção do conhecimento crítico nas aulas de Educação Física escolar na infância, na perspectiva da educação do corpo e humanização. Trata-se de um recorte dos dados produzidos em uma pesquisa ampla de abordagem qualitativa do tipo “pesquisa- participante”, que teve como objetivo geral analisar o ensino da Educação Física na etapa da Educação Infantil. Desse modo, o estudo discute as reflexões, estratégias, intencionalidades pedagógicas apresentadas no âmbito de um Produto Educacional na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que as discussões sobre as intencionalidades de ensino em relação à educação do corpo em movimento devem superar as práticas espontâneas e assistemáticas, por intermédio de intervenções pedagógicas intencionalmente sistematizadas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento crítico para tomada de decisões conscientes e a humanização das crianças em sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivide Telles de Lima, Faculdades Integradas de Jaú - FIJ

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Fundação Barra Bonita De Ensino (2010), Bacharel em Educação Física pela FIB (Faculdades Integradas de Bauru), Possui Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar (2016). Mestre em Docência para Educação Básica pelo PPG DEB, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2019). Atualmente é professor do Colégio Fundação da FUNDAÇÃO "Dr RAUL BAUAB", situado na cidade de Jaú. Também exerce função de Professor de Educação Básica II, Educação Física, na Prefeitura Municipal de Jaú com cargo efetivo desde 2012. Professor no ensino superior das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ).

Evandro Antonio Corrêa, Faculdades Integradas de Jaú

Doutor e Mestre em Ciências da Motricidade UNESP; Especialista em Metodologia e Gestão para Educação a Distância - Uniderp; Especialista em Lazer e Animação Sócio-Cultural - UEL/PR; Especialista em Educação Ambiental - SENAC/RJ; Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1998); Professor Faculdades Integradas de Jaú (FIJ); Membro do Grupo de estudos e pesquisas históricas, sociológicas e pedagógicas em Educação Física (GEsPEFi - Unesp-Bauru); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física (NEPEF - Unesp-Rio Claro); Membro pesquisador Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Membro Núcleo de Estudos e Pesquisa das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC) - Unesp-Bauru. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em formação e intervenção profissional, Educação Física Escolar e tecnologia, Lazer e atividades de aventura. Professor Departamento de Educação Física - Faculdades Integradas de Jaú/SP. 

Dagmar Hunger, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Bauru

Docente do Departamento de Educação Física (1992 - atual), Vice-Diretora e Diretora (2009 - 2017) da Faculdade de Ciências e Presidente do GAC (2013 - 2015), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, do câmpus de Bauru. Livre-Docente em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2009) e Pós-Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Doutora (1998) e Mestre (1994) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista (1991) em Educação Física no 3º Grau pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e em Desenvolvimento Humano e Motricidade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Licenciada em Educação Física e Técnica Desportiva pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (1988). Pesquisa e orienta no campo da formação e intervenção profissional em educação física, esporte, dança, luta e lazer, com referenciais teóricos da história, sociologia, psicologia e educação do corpo. Líder do grupo de pesquisas em Estudos Socioculturais, Históricos e Pedagógicos da Educação Física (GEsPEFi/UNESP/FC/DEF/Bauru), cadastrado no CNPq. Atuou no Programa de Pós-Graduação: Ciências da Motricidade (Acadêmico - Mestrado e Doutorado - até 2018); atua nos Programas: Docência para Educação Básica (Mestrado Profissional) e Proef - Mestrado Profissional em Educação Física - Rede Nacional, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, câmpus de Bauru. Bolsista CNPq (01/03/2011 a 28/02/2017) - Produtividade em Pesquisa - PQ, nível 2, com projetos intitulados "Professores em campo: por uma (re) construção permanente dos significados, conhecimentos científicos e metodológicos da cultura corporal de movimento" e "Professoras em campo: por uma educação permanente da cultura corporal de movimento da/na infância".

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

Lima, D. T. de, Corrêa, E. A., & Hunger, D. (2023). O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 110–125. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14450