Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Notícias
EDGRAF
SIB
FURG
PROPESP
NTI
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Publicado:
20-06-2023
Expediente
Expediente
PDF
Editorial
Ângela Adriane Schmidt Bersch; Camila Borges Ribeiro
PDF
Apresentação
Apresentação
Fabiano Bossle, Leandro Oliveira Rocha, Samuel Nascimento de Araújo, Lucas Lopez da Cruz, Jacqueline Zilberstein, Rita de Cássia Lindner Kaefer
PDF
Dossiê
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM UMA ESCOLA INDÍGENA
a (de)colonialidade como viabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14432
Lucas Skolaude, Jacqueline Zilberstein, Laura da Silva
16-25
PDF
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA
a aula como espaço de reconhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14440
Leandro Oliveira Rocha, Luciana de Oliveira Nunes, Márcio Cardoso Coelho
26-37
PDF
IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14426
Filipe Ribas de Aguiar, Carlos Eduardo Berwanger
38-57
PDF
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA
tensionamentos e possibilidades em um Campus do IFRS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14422
Tiago Nunes Medeiros, Gabriel Gules Goularte
58-68
PDF
A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14852
Samuel Nascimento de Araújo, Gabriel Ziel Boldori, Francisco Goldschmidt Filho, Fabiano Bossle
69-80
PDF
REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
contradições societárias e politecnia
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14397
Daniel Teixeira Maldonado, Livia Roberta da Silva Velloso, Elisabete dos Santos Freire
81-93
PDF
EDUCAÇÃO FÍSICA E MUDANÇAS SOCIAIS AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE
um estudo com docentes de educação física com mais de 20 anos de experiência profissional
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14400
Ivan Bremm de Oliveira, Giovanni Felipe Ernst Frizzo
94-109
PDF
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA
possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14450
Deivide Telles de Lima, Evandro Antonio Corrêa, Dagmar Hunger
110-125
PDF
Artigos de Fluxo Contínuo
POR UMA GINÁSTICA BRINCANTE
possibilidades didático-pedagógicas na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13457
Eduarda Vesfal Dutra, Ingrid Stainki de Sá, Andrize Ramires Costa
126-138
PDF
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
o que dizem os estudos?
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13185
Maiara Bueno do Nascimento, Sandra Monteiro Lemos
139-153
PDF
A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS LIBERDADES HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13142
Walace Rodrigues, Suzana Salazar de Freitas Morais, Priscila Araújo Fraga Castro, Lucas Lopes Pinto
154-168
PDF
O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
discussões a partir da proposta de espiral investigativa
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.11905
Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva
169-188
PDF
EXPERIÊNCIAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
práticas corporais de aventura e educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13261
Fernanda Freitas Rezende, Sr. Marcos Vinícius Klippel, Sra Liege Dornellas
189-201
PDF
RAZÕES DE PARCERIAS ENTRE PREFEITURA E ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NÃO-ESTATAIS E CORPORATIVAS NUMA POLÍTICA SETORIAL DE ESPORTE E LAZER
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.11843
Cindy Laupe Amaral Pacheco, Carolina Caneva da Silva, Raquel da Silveira, Mauro Myskiw
202-217
PDF
LUGAR DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14282
Derli Juliano Neuenfeldt, Macgregor Baumgarten, Claudionor Nunes Cavalheiro
218-233
PDF
POESIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14316
RAMOS, LABURÚ, SILVA
234-255
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
futebol. história do esporte. clubes
didática
transdisciplinaridade
constituição da cidadania
Idioma
English
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Português (Brasil)
Notícias
Chamada para publicação - Dossiê temático