EDUCAÇÃO FÍSICA E MUDANÇAS SOCIAIS AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE

um estudo com docentes de educação física com mais de 20 anos de experiência profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14400

Resumo

O artigo objetiva analisar a carreira docente e as mudanças sociais ao longo do tempo para o professorado de EF da RMEPel. Trata-se de um estudo de caso descritivo com 11 docentes de EF acima de 20 anos de experiência docente a partir de entrevistas semiestruturadas seguidos da análise de conteúdo. As discussões e análises indicam que na EF escolar ao longo da carreira  houve a exigência de formação específica em EF e início da participação dos mesmos nos conselhos escolares, porém, a falta de infraestrutura e material para as aulas e a perda de espaço da EF na escola percorreu toda a carreira. Em relação as mudanças e transformações sociais de ordem capitalista e as políticas públicas neoliberais, as mesmas afetaram negativamente a organização do trabalho pedagógico em EF e da Educação como um todo, pois ocasionaram a desvalorização e descaracterização da função docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Felipe Ernst Frizzo

Professor Associado I da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2012). Formado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho.

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

Bremm de Oliveira, I., & Felipe Ernst Frizzo, G. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA E MUDANÇAS SOCIAIS AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE: um estudo com docentes de educação física com mais de 20 anos de experiência profissional. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 94–109. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14400