REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS

contradições societárias e politecnia

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo
  • Livia Roberta da Silva Velloso Instituto Federal de São Paulo/Universidade São Judas
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade São Judas

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14397

Resumo

Esse ensaio possui como objetivo analisar como a reforma do Ensino Médio e a publicação da Base Nacional Comum Curricular desse ciclo de escolarização escancarou o projeto educacional neoliberal que vem sendo implementado no Brasil, influenciando negativamente os avanços político-pedagógicos da Educação Física Escolar nos Institutos Federais (IFs). O “Novo Ensino Médio” foi organizado para forjar subjetividades neoliberais nos(nas) estudantes, a partir da ideia de um currículo “flexível”, desenvolvimento das competências socioemocionais e o reforço da dualidade histórica de uma formação intelectual para as elites dirigentes e manual para a classe trabalhadora. Dessa forma, imersos nas contradições societárias, mostraremos uma proposta curricular e práticas político-pedagógicas contra hegemônicas produzidas por um professor e uma professora de Educação Física que lecionam nos IFs, se contrapondo as reformas educativas vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2020) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

Livia Roberta da Silva Velloso, Instituto Federal de São Paulo/Universidade São Judas

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e Especialista em Atividade Física e Saúde pela Universidade de Taubaté. Mestra em Educação pela Universidade de Taubaté. Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. É professora do EBTT do Instituto Federal de São Paulo e coordenadora da Coordenadoria Sociopedagógica da instituição. Possui experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação Básica Municipal (Jacareí e São José dos Campos), Estadual (governo do Estado de SP). Realiza estudos com ênfase em Educação, Educação Física Escolar, Práticas pedagógicas e Políticas curriculares Educacionais. É membro do Grupo Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas. 

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

Maldonado, D. T., Roberta da Silva Velloso, L., & dos Santos Freire, E. (2023). REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: contradições societárias e politecnia. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 81–93. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14397