REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS

contradições societárias e politecnia

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo
  • Livia Roberta da Silva Velloso Instituto Federal de São Paulo/Universidade São Judas
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade São Judas

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14397

Resumo

Esse ensaio possui como objetivo analisar como a reforma do Ensino Médio e a publicação da Base Nacional Comum Curricular desse ciclo de escolarização escancarou o projeto educacional neoliberal que vem sendo implementado no Brasil, influenciando negativamente os avanços político-pedagógicos da Educação Física Escolar nos Institutos Federais (IFs). O “Novo Ensino Médio” foi organizado para forjar subjetividades neoliberais nos(nas) estudantes, a partir da ideia de um currículo “flexível”, desenvolvimento das competências socioemocionais e o reforço da dualidade histórica de uma formação intelectual para as elites dirigentes e manual para a classe trabalhadora. Dessa forma, imersos nas contradições societárias, mostraremos uma proposta curricular e práticas político-pedagógicas contra hegemônicas produzidas por um professor e uma professora de Educação Física que lecionam nos IFs, se contrapondo as reformas educativas vigentes.

Downloads

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2020) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

Livia Roberta da Silva Velloso, Instituto Federal de São Paulo/Universidade São Judas

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e Especialista em Atividade Física e Saúde pela Universidade de Taubaté. Mestra em Educação pela Universidade de Taubaté. Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. É professora do EBTT do Instituto Federal de São Paulo e coordenadora da Coordenadoria Sociopedagógica da instituição. Possui experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação Básica Municipal (Jacareí e São José dos Campos), Estadual (governo do Estado de SP). Realiza estudos com ênfase em Educação, Educação Física Escolar, Práticas pedagógicas e Políticas curriculares Educacionais. É membro do Grupo Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas. 

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

Maldonado, D. T., Roberta da Silva Velloso, L., & dos Santos Freire, E. (2023). REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: contradições societárias e politecnia. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 81–93. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14397