REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
contradições societárias e politecnia
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14397Resumo
Esse ensaio possui como objetivo analisar como a reforma do Ensino Médio e a publicação da Base Nacional Comum Curricular desse ciclo de escolarização escancarou o projeto educacional neoliberal que vem sendo implementado no Brasil, influenciando negativamente os avanços político-pedagógicos da Educação Física Escolar nos Institutos Federais (IFs). O “Novo Ensino Médio” foi organizado para forjar subjetividades neoliberais nos(nas) estudantes, a partir da ideia de um currículo “flexível”, desenvolvimento das competências socioemocionais e o reforço da dualidade histórica de uma formação intelectual para as elites dirigentes e manual para a classe trabalhadora. Dessa forma, imersos nas contradições societárias, mostraremos uma proposta curricular e práticas político-pedagógicas contra hegemônicas produzidas por um professor e uma professora de Educação Física que lecionam nos IFs, se contrapondo as reformas educativas vigentes.