EXPERIÊNCIAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

práticas corporais de aventura e educação ambiental

Autores

  • Fernanda Freitas Rezende Prefeitura Municipal de Vitória
  • Sr. Marcos Vinícius Klippel Prefeitura Municipal de Vitória
  • Sra Liege Dornellas UNIPAC-GV

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13261

Resumo

Tensionar o campo da Educação Física na Educação Infantil a partir de experiências curriculares de sustentabilidade por meio de práticas corporais de aventura tornou-se nosso objetivo no presente artigo. Trata-se de um relato de experiência do Projeto Pé na Cidade, realizado no município de Vitória/ES. Concluímos que além de projeto educativo, o Circuito Pé na Cidade tornou-se lócus privilegiado de formação continuada, de inovação pedagógica e de laboratório de ideias para outras experiências curriculares sobre sustentabilidade, Educação Ambiental, e práticas corporais de aventura na Educação Infantil

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Biografia do Autor

Sr. Marcos Vinícius Klippel, Prefeitura Municipal de Vitória

Licenciado Pleno em Educação Física pela UFES (2005). Especialista em Educação Física Escolar pela ESFA (2009). Mestre em Educação Física pela UFES (2013). Professor de Educação Física da Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Vitória-ES. Técnico de Voleibol. 

Sra Liege Dornellas, UNIPAC-GV

Doutora em Educação pela UFES (2016-2020). Mestre em Educação pela UFJF (2009-2011) e Especialista em Treinamento Desportivo (2003). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFJF ( 2002). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNIUBE (2016). Integrante como pesquisadora externa do Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS) vinculado a UFJF-GV. Experiência como docente (substituta) no curso de Bacharelado em Educação Física na UFJF/GV (2018-2019). Ministrando as disciplinas. Dimensões Éticas, Estudos do Lazer, Política Pública do Esporte e Lazer e Recreação e Jogos e Natação. Docente titular na UNIPAC- GV, (desde 2008),sendo docente do curso de Licenciatura em Educação Física com experiências nas disciplinas: Didática, Didática da Educação Física, Educação Física no Ensino Fundamental nos Anos Finais, Estágio I e Estágio II, Políticas Educacionais da Educação Básica, Projeto de Pesquisa, Ensino de Educação Física para Portadores de Necessidades Especiais , Prática Pedagógica com ênfase em Educação para Portadores de Necessidades Especiais, Organização de Eventos Escolares, Natação, Treinamento Desportivo e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Experiência docente no curso de Bacharelado em Educação Física da UNIPAC-GV e no curso de Enfermagem da mesma Instituição. Experiência no cargo de Analista Educacional da SRE-MG na cidade de Governador Valadares (2014-2015) e no cargo administrativo de Assistente de Supervisão de Estágio (2011-2013) e Assessor II-B ( 2013). É docente de Educação Física, efetiva, da Secretaria Estadual de Educação-SEE do Estado de Minas Gerais desde 2002.

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Publicado

20-06-2023

Como Citar

Freitas Rezende, F., Klippel, M. V., & Coutinho Goulart Dornellas, L. (2023). EXPERIÊNCIAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL : práticas corporais de aventura e educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 189–201. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13261

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo