LUGAR DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14282

Resumo

Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo discutir o lugar da escola e da Educação Física a partir da experiência de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com as aulas no Ensino Remoto Emergencial, no período da pandemia de Covid-19. Constatou-se que a pandemia favoreceu a reflexão por parte dos estudantes sobre a relevância da Educação Física, com destaque para aspectos relacionados à socialização e à saúde, bem como a reconhecem como lugar de pesquisa e de troca de ideias. Os estudantes querem estar na escola, estudar e conviver com professores e colegas. Por isso, defende-se a importância da escola e, consequentemente, da Educação Física como lugares diferentes de outros espaços da sociedade, onde os estudantes têm a possibilidade de experimentar, de criar e de construir conhecimentos, ampliando sua visão de mundo, sem subjugar-se a interesses políticos ou econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorado  em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento. Prof. dos Cursos de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Macgregor Baumgarten, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmico do curso de Psicologia e Bolsista de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Taquari.

Claudionor Nunes Cavalheiro, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996). Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Cacoal (2000). Especialização em Gestão Escolar pela UNIR (2002). Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES (2014). Atualmente é professor do IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates.

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

Neuenfeldt, D. J., Baumgarten, M., & Nunes Cavalheiro, C. . (2023). LUGAR DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 218–233. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14282

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo