LUGAR DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14282Resumo
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo discutir o lugar da escola e da Educação Física a partir da experiência de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com as aulas no Ensino Remoto Emergencial, no período da pandemia de Covid-19. Constatou-se que a pandemia favoreceu a reflexão por parte dos estudantes sobre a relevância da Educação Física, com destaque para aspectos relacionados à socialização e à saúde, bem como a reconhecem como lugar de pesquisa e de troca de ideias. Os estudantes querem estar na escola, estudar e conviver com professores e colegas. Por isso, defende-se a importância da escola e, consequentemente, da Educação Física como lugares diferentes de outros espaços da sociedade, onde os estudantes têm a possibilidade de experimentar, de criar e de construir conhecimentos, ampliando sua visão de mundo, sem subjugar-se a interesses políticos ou econômicos.