PERCEPÇÕES SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM UM GRUPO DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS EXATAS

Adriano Edo Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues, Derli Juliano Neuenfeldt, Renata Wollenhoupt da Luz Rodrigues

Resumo


Mediante este relato de experiência, tem-se o intuito de propiciar reflexões sobre metodologias ativas, a partir de atividades realizadas em oficinas pedagógicas, com um grupo de 19 professores da Educação Básica e Ensino Superior, vinculados às Ciências Exatas. As oficinas ocorreram durante um evento na referida área, num município na região do Vale do Rio Pardo, no Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma aproximação de um estudo de caso, com foco na pesquisa-ação e com abordagem qualitativa. Serviram como sustentação, para o trabalho, referenciais teóricos que discutem, principalmente, as metodologias ativas e reflexões sobre as ações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas pelos professores envolvidos nas oficinas. O trabalho sinalizou, a partir dos dados coletados, que ainda há muitas dúvidas a respeito do tema. Contudo, percebe-se um movimento dos professores para integrar as metodologias ativas às práticas já existentes, a partir da reflexão sobre as próprias ações desenvolvidas em sala de aula.

Palavras-chave


Ensino e Aprendizagem; Metodologias Ativas; Reflexão-ação; Ciências Exatas.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ