POESIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA

Autores

  • RAMOS Universidade Federal da Grande Dourados
  • LABURÚ Depto de Física da Uel.
  • SILVA Depto de Física da Uel.

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14316

Resumo

Apresenta-se uma intervenção pedagógica que utilizou princípios da multimodalidade representacional por meio do signo artístico poesia à promoção de atividades discursivas na aprendizagem de licenciandos em Química. O objetivo foi indicar o tipo de ensino da professora, os níveis de leitura e os sucessos ou fracassos do ato sêmico dos conceitos. Elaborou-se um instrumento analítico a partir das interações e produção de significados propostos por Mortimer e Scott, integrando a ele a denotação e conotação sígnica, somado ao sucesso ou fracasso do ato sêmico de Prieto. Resultados mostram que quando há diferentes ações do professor com a abordagem comunicativa dialógica/interativa, os padrões de interação são altos, os tipos de iniciação são de processo ou metaprocesso, os níveis conotativos são em maior número e levam à “compreensão” dos conceitos. A pesquisa contribui para o ensino de química, mediante a inserção da poesia como signo artístico com a finalidade de potencializar a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RAMOS, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do Ensino de Química- Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

LABURÚ, Depto de Física da Uel.

Doutor em Educação pela Usp e docente do depto de Física da UEL.

SILVA, Depto de Física da Uel.

Físico do Depto de Física da UEL. Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru - SP.

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

RAMOS, E. D. S., LABURÚ, C. E., & SILVA, O. H. M. D. (2023). POESIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 234–255. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14316

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo