POESIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14316Resumo
Apresenta-se uma intervenção pedagógica que utilizou princípios da multimodalidade representacional por meio do signo artístico poesia à promoção de atividades discursivas na aprendizagem de licenciandos em Química. O objetivo foi indicar o tipo de ensino da professora, os níveis de leitura e os sucessos ou fracassos do ato sêmico dos conceitos. Elaborou-se um instrumento analítico a partir das interações e produção de significados propostos por Mortimer e Scott, integrando a ele a denotação e conotação sígnica, somado ao sucesso ou fracasso do ato sêmico de Prieto. Resultados mostram que quando há diferentes ações do professor com a abordagem comunicativa dialógica/interativa, os padrões de interação são altos, os tipos de iniciação são de processo ou metaprocesso, os níveis conotativos são em maior número e levam à “compreensão” dos conceitos. A pesquisa contribui para o ensino de química, mediante a inserção da poesia como signo artístico com a finalidade de potencializar a aprendizagem.