POESIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA

Authors

  • ELAINE DA SILVA RAMOS Universidade Federal da Grande Dourados
  • CARLOS EDUARDO LABURÚ Depto de Física da Uel.
  • OSMAR HENRIQUE MOURA DA SILVA Depto de Física da Uel.

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14316

Abstract

Apresenta-se uma intervenção pedagógica que utilizou princípios da multimodalidade representacional por meio do signo artístico poesia à promoção de atividades discursivas na aprendizagem de licenciandos em Química. O objetivo foi indicar o tipo de ensino da professora, os níveis de leitura e os sucessos ou fracassos do ato sêmico dos conceitos. Elaborou-se um instrumento analítico a partir das interações e produção de significados propostos por Mortimer e Scott, integrando a ele a denotação e conotação sígnica, somado ao sucesso ou fracasso do ato sêmico de Prieto. Resultados mostram que quando há diferentes ações do professor com a abordagem comunicativa dialógica/interativa, os padrões de interação são altos, os tipos de iniciação são de processo ou metaprocesso, os níveis conotativos são em maior número e levam à “compreensão” dos conceitos. A pesquisa contribui para o ensino de química, mediante a inserção da poesia como signo artístico com a finalidade de potencializar a aprendizagem.

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Author Biographies

ELAINE DA SILVA RAMOS, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do Ensino de Química- Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

CARLOS EDUARDO LABURÚ, Depto de Física da Uel.

Doutor em Educação pela Usp e docente do depto de Física da UEL.

OSMAR HENRIQUE MOURA DA SILVA, Depto de Física da Uel.

Físico do Depto de Física da UEL. Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru - SP.

Published

2023-06-20

How to Cite

RAMOS, E. D. S., LABURÚ, C. E., & SILVA, O. H. M. D. (2023). POESIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 234–255. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14316

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo