EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
VIVÊNCIAS CINESTÉSICAS COM A NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13222Resumo
Esta pesquisa qualitativa investigou contribuições da exploração dos sentidos corporais proporcionados a crianças da Educação Infantil nas aulas de Educação Física, visando à Educação Ambiental. Ela foi realizada com uma turma de cinco crianças de uma escola privada de Educação Infantil. Foram ministradas três aulas com ênfase no contato com a natureza. As informações foram registradas em diário de campo e as mães responderam a um questionário sobre o cotidiano das crianças fora da escola. Em relação às vivências com a natureza das crianças fora da escola, evidenciou-se que há contato com o ambiente natural aos finais de semana, bem como os avós incentivam práticas no meio ambiente de maneira criativa e prazerosa. Concluiu-se que a exploração dos sentidos desenvolve o reconhecimento do ambiente em que a criança vive e ela se percebe como parte do ambiente em que está inserida.