APRESENTAÇÃO

Autores

  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-6340-0920
  • Rejane Rosaria Grecco dos Santos Universidade Federal do Rio Grande e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-0326-0839
  • Maurício Aires Vieira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11836

Palavras-chave:

Formação de Professores Educação a Distância Educação Presencial

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Socióloga e Pedagoga, Doutora em Educação. Professora no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande

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Publicado

2021-02-05

Como Citar

dos Santos, R. de C. G., dos Santos, R. R. G., & Vieira, M. A. (2021). APRESENTAÇÃO. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 7–8. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11836