APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11836Palavras-chave:
Formação de Professores Educação a Distância Educação PresencialResumo
É com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020Downloads
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Publicado
05-02-2021
Como Citar
dos Santos, R. de C. G., dos Santos, R. R. G., & Vieira, M. A. (2021). APRESENTAÇÃO. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 7–8. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11836
Edição
Seção
Dossiê