O ESTUDO DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Fabrício Paula de Souza Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0002-0043-5894
  • Rita de Cassia Grecco dos Santos Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11630

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Prática de Ensino, Movimentos Migratórios, Território, História

Resumo

Este texto refere-se à pesquisa e problematização acerca da prática de ensino em Geografia, desenvolvida em uma escola pública de Ensino Médio da rede estadual de ensino, durante o Estágio Curricular do curso de Geografia Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS, durante o segundo semestre de 2019. Para tanto, embasamos a discussão teórica na concepção atinente à inclusão do conceito de Território para a investigação dos movimentos migratórios em sala de aula, utilizando-se, fundamentalmente, das contribuições de Rogério Haesbaert (2014). Posto que, tal autor busca superar a acepção tradicional de território geográfico-espacial, comumente anunciada nos trabalhos acadêmicos de Geografia, apresentando o Território como agenciamento que transcreve a apropriação do espaço a partir de relações concretas e funcionais, retomando também a importância da História dos territórios para o entendimento da mobilidade humana entre eles. Constatamos que a prática de ensino desenvolvida permitiu expandir o entendimento dos alunos sobre o próprio conceito de território e dos movimentos migratórios em voga, permitindo discutir sobre as categorias população e território como subsistência, bem como as identidades e culturas e o território/territorialidade como apropriação dos grupos sociais, e seus consequentes impactos no âmbito da globalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Paula de Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciando em Geografia.

Rita de Cassia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande IE/FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - PPGH - ICHI/FURG.

Downloads

Publicado

2021-02-05

Como Citar

de Souza, F. P., & dos Santos, R. de C. G. (2021). O ESTUDO DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 108–118. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11630