O ESTUDO DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11630Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Prática de Ensino, Movimentos Migratórios, Território, HistóriaResumo
Este texto refere-se à pesquisa e problematização acerca da prática de ensino em Geografia, desenvolvida em uma escola pública de Ensino Médio da rede estadual de ensino, durante o Estágio Curricular do curso de Geografia Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS, durante o segundo semestre de 2019. Para tanto, embasamos a discussão teórica na concepção atinente à inclusão do conceito de Território para a investigação dos movimentos migratórios em sala de aula, utilizando-se, fundamentalmente, das contribuições de Rogério Haesbaert (2014). Posto que, tal autor busca superar a acepção tradicional de território geográfico-espacial, comumente anunciada nos trabalhos acadêmicos de Geografia, apresentando o Território como agenciamento que transcreve a apropriação do espaço a partir de relações concretas e funcionais, retomando também a importância da História dos territórios para o entendimento da mobilidade humana entre eles. Constatamos que a prática de ensino desenvolvida permitiu expandir o entendimento dos alunos sobre o próprio conceito de território e dos movimentos migratórios em voga, permitindo discutir sobre as categorias população e território como subsistência, bem como as identidades e culturas e o território/territorialidade como apropriação dos grupos sociais, e seus consequentes impactos no âmbito da globalização.Downloads
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Publicado
05-02-2021
Como Citar
de Souza, F. P., & dos Santos, R. de C. G. (2021). O ESTUDO DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 108–118. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11630
Edição
Seção
Dossiê