A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13597Resumo
Este ensaio analítico objetiva refletir acerca da implementação da reforma do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (REERS), considerando a intercorrência do ensino remoto emergencial devido à pandemia da COVID-19. Para isso, são apresentados conhecimentos produzidos a partir da experiência docente em Educação Física no ensino remoto, e, de um estudo de caso etnográfico realizado em escolas-piloto da reforma do Ensino Médio. Diante das dificuldades enfrentadas, as escolas públicas estaduais não têm condições de ofertar a parte diversificada do novo modelo curricular, o que poderá ser suprido por empresas do mercado educacional por meio de financiamentos garantidos por recursos públicos. Portanto, as mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio atendem a interesses privatistas, o que também se verifica nas medidas tomadas para a oferta do Ensino Remoto Emergencial na REERS.