AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11858

Palavras-chave:

Múltiplas linguagens. Brincadeiras heurísticas. Participação. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca de possíveis caminhos que considerem a linguagem das crianças e que viabilizem o trabalho com as múltiplas linguagens como eixo privilegiado das práticas cotidianas da educação infantil e do ensino fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa, ancora-se na observação e registros de formação continuada. São analisadas duas experiências, uma sobre formação de professores para o trabalho com materiais heurísticos com bebês e crianças pequenas, e a segunda vivida por crianças maiores, que puderam participar democraticamente da organização de um determinado espaço e tempo escolar. Como conclusão é possível afirmar que o trabalho com as múltiplas linguagens não se esgota na primeira infância, mas ao contrário, constitui-se na superação das práticas pedagógicas transmissivas e na inclusão de vivências e experiências em espaços e territórios do saber capazes de acolher as linguagens infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Santiago Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em Educação pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, pós graduada em Docência do Ensino Superior e Neuropsicopedagogia. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo e Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Experiência na área de Educação há 22 anos, atualmente exerce o cargo de diretora escolar na rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo. Membro dos grupos de pesquisa GCOL - Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa da Formação Continuação Docente e GEPICH - Grupo de Estudos e Pesquisa: Infância, Cultura e História.

Andrea Faria Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Mestranda em Educação pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Membro do GEPICH - Grupo de Estudos e Pesquisa: Infância, Cultura e História.

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado II da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França-Brasil) ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil; história da imprensa GRUPOS DE PESQUISA: Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa ?História da Educação, Imigração e Memoria? - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa ?TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil?; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos.

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Silva, A. S., Souza, A. F., & Panizzolo, C. (2022). AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER . Revista Didática Sistêmica, 23(1), 314–327. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11858