AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11858Palavras-chave:
Múltiplas linguagens. Brincadeiras heurísticas. Participação. Formação de professores.Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir acerca de possíveis caminhos que considerem a linguagem das crianças e que viabilizem o trabalho com as múltiplas linguagens como eixo privilegiado das práticas cotidianas da educação infantil e do ensino fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa, ancora-se na observação e registros de formação continuada. São analisadas duas experiências, uma sobre formação de professores para o trabalho com materiais heurísticos com bebês e crianças pequenas, e a segunda vivida por crianças maiores, que puderam participar democraticamente da organização de um determinado espaço e tempo escolar. Como conclusão é possível afirmar que o trabalho com as múltiplas linguagens não se esgota na primeira infância, mas ao contrário, constitui-se na superação das práticas pedagógicas transmissivas e na inclusão de vivências e experiências em espaços e territórios do saber capazes de acolher as linguagens infantis.Downloads
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Publicado
24-01-2022
Como Citar
Silva, A. S., Souza, A. F., & Panizzolo, C. (2022). AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER . Revista Didática Sistêmica, 23(1), 314–327. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11858
Edição
Seção
Dossiê