v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS

					Visualizar v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS

Organizadores:

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG);

Simone Barreto Anadon (FURG);

Mauro Augusto Burkert Del Pino (UFPEL);

Gilceane Caetano Porto (UFPEL);

Publicado: 11-06-2021

Expediente

  • EXPEDIENTE

    Ângela Adriane Schmidt Bersch
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.13135
  • EDITORIAL

    Ângela Adriane Schmidt Bersch; Camila Borges Ribeiro
    7-9
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.12615

Dossiê

  • DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS

    Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Simone Barreto Anadon , Mauro Augusto Burkert Del Pino , Gilceane Caetano Porto
    10-12
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.12549
  • O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES

    Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Janaína Soares Martins Lapuente, Fernanda Arndt Mesenburg
    13-26
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11725
  • OS DESLOCAMENTOS OPERADOS NO CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

    Alana Dafne Tavella, Maria Renata Alonso Mota
    27-39
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11720
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO

    Lucilia Augusta Lino
    40-56
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11701
  • DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERESSES E INTENCIONALIDADES

    Márcia Souza Hobold
    57-72
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11684
  • ATELIÊS DE PERFORMANCES BIOGRÁFICAS PELAS CANÇÕES POPULARES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA

    Silvio Roberto Silva Carvalho
    73-85
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11698
  • A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

    Diulye dos Santos Miguel, Joice Araújo Esperança
    86-102
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11692
  • MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES

    Regina Célia do Couto, SIMONE BARRETO ANADON
    103-116
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11691
  • EDUCAÇÃO PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

    Renata Cristina Lopes Andrade
    117-135
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11655
  • FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018

    Deise Ramos Rocha
    136-155
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11731
  • O QUE FAZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA "HORA ATIVIDADE"

    Paula Pires Da Silva, Cleuza Maria Sobral Dias, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
    156-168
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11741
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA DOCÊNCIA: DESAFIOS, REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

    Juliana Bittencourt Garcia, Maria Isabel da Cunha
    169-177
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11806

Artigos de Fluxo Contínuo

  • CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

    Daniele Barros Jardim, Giséli Lindemann Buerger, Regina Barwaldt
    178-192
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.9264
  • TIPOLOGIA DISCURSIVA POR TROCA DE REPRESENTAÇÃO DE UM SIGNO ARTÍSTICO COMO INDICADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Carlos Eduardo Laburú, Osmar Henrique Moura da Silva, Marcelo Alves Barros, Mariana Fernandes da Silva
    193-203
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11400
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SABERES DOCENTES

    Walace Rodrigues
    204-214
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11577
  • OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENTRE A TECNOLOGIA E O LÚDICO

    Aline Daiane Manoel Vassoler, Evandro Antonio Corrêa
    215-228
    DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11986