ATELIÊS DE PERFORMANCES BIOGRÁFICAS PELAS CANÇÕES POPULARES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11698Palavras-chave:
Formação docente. Performances biográficas. Autoformação. Narrativa. Canções.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórico-metodológica de formação continuada para a docência, amparada nas abordagens (auto)biográficas, e os seus impactos em uma instituição educativa. Denominada de Ateliês de performances biográficas pelas canções populares, essa proposta se efetiva por meio dos círculos de conversas e tomam-se as narrativas autobiográficas como estratégia para que os sujeitos se apropriem dos seus cursos de vida, tendo a canção como ponto de partida, dispositivo, a fim de que reinscrevam suas histórias em novas perspectivas. A produção das performances biográficas, dentro dos ateliês, evidenciou os seguintes resultados: a construção de uma consciência autoformativa; uma ética, interpretativa e crítica, com relação à vida como um valor; (re)leituras e (re)escritas de si, numa perspectiva projetiva. Os impactos desses ateliês, expressados em um painel composto por vozes diversas dos sujeitos da ação, confirmam os objetivos da respectiva proposta formativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-06-2021
Como Citar
Carvalho, S. R. S. (2021). ATELIÊS DE PERFORMANCES BIOGRÁFICAS PELAS CANÇÕES POPULARES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 73–85. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11698
Edição
Seção
Dossiê