ATELIÊS DE PERFORMANCES BIOGRÁFICAS PELAS CANÇÕES POPULARES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11698

Palavras-chave:

Formação docente. Performances biográficas. Autoformação. Narrativa. Canções.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórico-metodológica de formação continuada para a docência, amparada nas abordagens (auto)biográficas, e os seus impactos em uma instituição educativa. Denominada de Ateliês de performances biográficas pelas canções populares, essa proposta se efetiva por meio dos círculos de conversas e tomam-se as narrativas autobiográficas como estratégia para que os sujeitos se apropriem dos seus cursos de vida, tendo a canção como ponto de partida, dispositivo, a fim de que reinscrevam suas histórias em novas perspectivas. A produção das performances biográficas, dentro dos ateliês, evidenciou os seguintes resultados: a construção de uma consciência autoformativa; uma ética, interpretativa e crítica, com relação à vida como um valor; (re)leituras e (re)escritas de si, numa perspectiva projetiva. Os impactos desses ateliês, expressados em um painel composto por vozes diversas dos sujeitos da ação, confirmam os objetivos da respectiva proposta formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Silva Carvalho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2015), com tese intitulada: Construções Biográficas pelas Canções Populares; mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2005); especialista em Teoria e Prática da Leitura pela PUC/RJ (1996); e graduado em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1985). Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e trabalha com temáticas voltadas para a (auto)biografia, arte, educação, formação de professores, leitura e família.Desenvolve pesquisa a partir das abordagens (auto)biográficas e faz trabalhos de extensão voltados para a autoformação, tomando como ponto de partida as trilhas sonoras das histórias de vida. Além de professor, palestrante e oficineiro, é cantor, compositor e contador de histórias. Tem um CD autoral (Mar de Histórias) e participa, como cantor, de dois outros.

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Carvalho, S. R. S. (2021). ATELIÊS DE PERFORMANCES BIOGRÁFICAS PELAS CANÇÕES POPULARES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 73–85. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11698