NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL

O ENCONTRO DE PROFESSORAS COM O PLANEJAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.15831

Resumo

Esse artigo tem como o objetivo analisar como professoras da Educação Infantil estabelecem relações com o planejamento pedagógico. A metodologia escolhida para produção e análise dos dados foi a investigação narrativa, tendo como sujeitos de pesquisa três professoras da rede pública municipal da cidade de Rio Grande/RS que atuam na EI. Nele discute-se acerca do planejamento como um dos elementos base da prática pedagógica e tecem-se reflexões sobre as diferentes possibilidades de realizar tais práticas. Conclui-se que os caminhos percorridos na formação profissional, cultural e pessoal das professoras influenciam em suas escolhas para a construção do planejamento, evidenciando que a prática docente é atravessada por diferentes concepções que impactam o fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindsey Machado de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa ECOINFANCIAS - Infâncias, Ambientes e Ludicidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Gisele Ruiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora Adjunta do Instituto de Educação e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/FURG.

Downloads

Publicado

22-02-2024

Como Citar

Machado de Oliveira, L., & Ruiz Silva, G. (2024). NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: O ENCONTRO DE PROFESSORAS COM O PLANEJAMENTO. Revista Didática Sistêmica, 25(1), 168–177. https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.15831