ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Autores

  • Ricardo José Lima Bezerra Universidade de Pernambuco Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7339

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História.

Resumo

Neste texto apresentamos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente na luta contra os preconceitos étnicos ainda presentes na História escolar. Como resultado dessa discussão, propomos, ao final, contribuições a serem implementadas ou ampliadas nos cursos de História como estratégias para melhorar a formação docente em temáticas étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Ricardo José Lima Bezerra, Universidade de Pernambuco Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns

Graduado e Mestre em História pela UFPE. Doutor em Educação: Currículo pela PUC SP.  Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Integrante do NEAB/UPE. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco

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Publicado

02-03-2018

Como Citar

Bezerra, R. J. L. (2018). ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA. Revista Didática Sistêmica, 19(2), 69–83. https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7339

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo