DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERESSES E INTENCIONALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11684

Palavras-chave:

Formação de professores. Diretrizes curriculares para a formação inicial de professores. Política Educacional.

Resumo

Este artigo, em forma de ensaio teórico, objetiva discutir os direcionamentos das diretrizes curriculares sobre a formação de professores e os desdobramentos nos processos formativos. Perpassa por um breve histórico das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores no Brasil, mais especificamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (Resoluções 01 e 02/2002), a Resolução 01/2006 (Cursos de Pedagogia), a Resolução 02/2015 (Formação inicial e continuada de professores) evidenciando as orientações ao processo formativo de professores (SCHEIBE e BAZZO, 2013, 2016), e, mais recentemente e de forma impositiva, a Resolução 02/2019. Consubstancia a análise a relação dos interesses e dos impactos dos organismos multilaterais/internacionais no processo educacional do Brasil (MAUÉS, 2003; FREITAS, 2002), tendo como pano de fundo a flexibilização da formação e do trabalho dos profissionais da educação. Descrevem-se alguns avanços propiciados pelas diretrizes recentes (até 2015) e possíveis formas de resistência no espaço de formação.

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Biografia do Autor

Márcia Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-Doutoramento em Educação, com bolsa do CNPq-PDJ. Doutora em Educação pela PUC SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e do Departamento de Metodologia de Ensino – MEN, ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE; membro do Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE; e, membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

11-06-2021

Como Citar

Hobold, M. S. (2021). DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERESSES E INTENCIONALIDADES. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 57–72. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11684