OS SABERES RELATIVOS ÀS LUTAS/ARTES MARCIAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

ENTRE AUSÊNCIAS E (IN)CONSISTÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14949

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico-científico pelo qual se lucubrou a respeito do preterimento dos saberes concernentes às lutas/artes marciais no espaço escolar. Ao percorrer a constituição histórico-epistemológica da subárea Educação Física, nota-se um conjunto de fatores sócio-históricos concorrendo ou conflitando para sua organização curricular disciplinar, incluindo tensões e disputas entre os conhecimentos que prevalecerão em seu plano de ensino, devido a variáveis as quais cooperam ou concorrem para esse acontecimento. Para adensar as conjecturas se fez o cotejamento (assistemático) dos conteúdos relacionados às lutas/artes marciais em vinte (20) propostas curriculares estaduais, de maneira a auferir sua presença e traçar tendências epistemológicas inscritas nos documentos. O quadro constatado, em linhas gerais, revelou ausências, (in)consistências e lacunas no tocante à organização e sistematização para o ensino do mote, malgrado muitas propostas dialoguem com produção científica mais recente. Espera-se, com efeito, cujas elucubrações suscitadas se somem a outras e possa (de algum modo) conferir notoriedade para sua presença na formação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álex Sousa Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Possui graduação em Educação Física (2016); Mestrado em Educação (2018) pela Universidade Federal de Lavras e no momento desenvolve o doutoramento em Educação Física na Unicamp. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente e Educação Física - GEFORDEF. Participa também do Grupo EscolaR e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia das Lutas - GEPPL, ambos da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1996), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Lavras - UFLA, no Departamento de Educação Física, bem como no Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu do Departamento de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa " Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente" e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), ambos registrados no Cnpq. 

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física e Pedagogia, especialista em Pedagogia do Movimento, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. No momento desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto a Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com enfoque epistemológico sob os seguintes eixos temáticos: Teoria do Jogo; Estudos sobre Memória e constituição da Cultura Lúdica; Aspectos Didáticos do ensino; Estudos sobre a(s) Infância(s) e a Educação Infantil e Pesquisas Históricas em Educação/Educação Física. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) atua como docente no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós Graduação (Mestrado Profissional) em Educação da mesma instituição. Coordena o GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física.

Downloads

Publicado

22-02-2024

Como Citar

Sousa Pereira, Álex, Pinto Gonçalves dos Reis, F., & Tüxen Carneiro, K. (2024). OS SABERES RELATIVOS ÀS LUTAS/ARTES MARCIAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE AUSÊNCIAS E (IN)CONSISTÊNCIAS. Revista Didática Sistêmica, 25(1), 15–30. https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14949