AS IDENTIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ANÁLISE DOCUMENTAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES MUNCIPAIS DE UBERLÂNDIA-MG
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar duas diretrizes curriculares da Educação Física do município de Uberlândia-MG construídas em um espaço de formação continuada. Fruto de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional, o estudo foi produzido a partir da análise documental. Evidenciou-se um alinhamento recente do currículo da Educação Física à BNCC, ao neoliberalismo líquido moderno e sua necessidade de desenvolver habilidades e competências para o mercado de trabalho na mesma medida que flexibiliza as identidades e convicções dos sujeitos. As perspectivas críticas da área foram colocadas em segundo plano e a um perceptível “esquecimento” quanto às necessidades de bases teórico-epistemológicas para a construção curricular. Concluímos que se faz necessário uma retomada e reposicionamento da teoria crítica na/da Educação Física, com a intencionalidade de repovoar os espaços de formação e os movimentos de construção curricular com debates coletivos, superando da individualização e a crescente “neutralidade” do currículo.