AS IDENTIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

ANÁLISE DOCUMENTAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES MUNCIPAIS DE UBERLÂNDIA-MG

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar duas diretrizes curriculares da Educação Física do município de Uberlândia-MG construídas em um espaço de formação continuada. Fruto de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional, o estudo foi produzido a partir da análise documental. Evidenciou-se um alinhamento recente do currículo da Educação Física à BNCC, ao neoliberalismo líquido moderno e sua necessidade de desenvolver habilidades e competências para o mercado de trabalho na mesma medida que flexibiliza as identidades e convicções dos sujeitos. As perspectivas críticas da área foram colocadas em segundo plano e a um perceptível “esquecimento” quanto às necessidades de bases teórico-epistemológicas para a construção curricular. Concluímos que se faz necessário uma retomada e reposicionamento da teoria crítica na/da Educação Física, com a intencionalidade de repovoar os espaços de formação e os movimentos de construção curricular com debates coletivos, superando da individualização e a crescente “neutralidade” do currículo.

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Biografia do Autor

Lucas Barbosa Resende, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrando do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) - Polo IFSULDMINAS. Docente da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia-MG.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de São Paulo. Professor colaborador do mestrado profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS. 

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Publicado

12-04-2025

Como Citar

Resende, L. B., & Maldonado, D. T. (2025). AS IDENTIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DOCUMENTAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES MUNCIPAIS DE UBERLÂNDIA-MG. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 170–183. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16933

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física