DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11701Palavras-chave:
políticas educacionais. formação de professores. reformulações curriculares, cenário político.Resumo
A reconfiguração das políticas educacionais e a imposição de matrizes curriculares homogeneizadas – medidas que impactam negativamente a educação e a formação de professores – é o tema deste trabalho. Destacamos o cenário político em que essas ações foram gestadas e a centralidade dos ataques à educação pública no pós-golpe de 2016. A padronização curricular imposta pelas bases curriculares nacionais, entre outras ações, ancoradas em concepções curriculares ultrapassadas, favorecem processos de privatização e mercantilização, afinados com concepções neoliberais e redução do direito à educação. A reconfiguração curricular em curso impõe extremo controle, centralização e padronização, atingindo tanto os currículos escolares quanto os cursos de formação de professores. Objetivamos problematizar a política educacional atual e indicar alternativas de resistência ao processo de desmonte e descaracterização curricular que ameaça a construção coletiva dos projetos político-pedagógicos nas instituições escolares e nos cursos de formação de professores para a educação básica.Downloads
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Publicado
11-06-2021
Como Citar
Lino, L. A. (2021). DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 40–56. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11701
Edição
Seção
Dossiê