O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO AGENTE TRANSFORMADOR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo é derivado de uma pesquisa que investigou a atuação do professor de educação física na educação infantil¹, focando no papel da disciplina dentro do projeto político pedagógico (PPP). Realizada com 25 professores de Educação Física da rede pública municipal de 12 cidades do estado de São Paulo e análise documental de seis PPPs de escolas em Itupeva-SP, revelou que a formação dos professores não os prepara para contribuir no PPP. A educação física tem pouco espaço na escola, com abordagem predominantemente biológica na educação infantil. Os PPPs refletem essa realidade, com a educação física sendo abordada de forma limitada e descontextualizada. Propõe-se que mudanças na perspectiva docente em relação a formação inicial e continuada, assim como no protagonismo durante a elaboração e implementação do PPP, trazendo a linguagem corporal como elemento interdisciplinar, podem fortalecer o papel do professor de educação física e melhorar a qualidade da educação infantil.