O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO AGENTE TRANSFORMADOR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Este artigo é derivado de uma pesquisa que investigou a atuação do professor de educação física na educação infantil¹, focando no papel da disciplina dentro do projeto político pedagógico (PPP). Realizada com 25 professores de Educação Física da rede pública municipal de 12 cidades do estado de São Paulo e análise documental de seis PPPs de escolas em Itupeva-SP, revelou que a formação dos professores não os prepara para contribuir no PPP. A educação física tem pouco espaço na escola, com abordagem predominantemente biológica na educação infantil. Os PPPs refletem essa realidade, com a educação física sendo abordada de forma limitada e descontextualizada. Propõe-se que mudanças na perspectiva docente em relação a formação inicial e continuada, assim como no protagonismo durante a elaboração e implementação do PPP, trazendo a linguagem corporal como elemento interdisciplinar, podem fortalecer o papel do professor de educação física e melhorar a qualidade da educação infantil.

Downloads

Biografia do Autor

Julio Cesar Gonçalves da Cruz, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Licenciatura plena em Educação Física e Técnicas Desportivas pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (1985) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2018). Mestrado em Educação Física Escolar pelo ProEF - UNESP - Bauru. Professor da rede municipal de ensino de Itupeva-SP.

Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Docente do Departamento de Educação Física (1992 - atual), Vice-Diretora e Diretora (2009 - 2017) da Faculdade de Ciências e Presidente do GAC (2013 - 2015), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, do câmpus de Bauru. Livre-Docente em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2009) e Pós-Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Doutora (1998) e Mestre (1994) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista (1991) em Educação Física no 3º Grau pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e em Desenvolvimento Humano e Motricidade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Licenciada em Educação Física e Técnica Desportiva pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (1988). Pesquisa e orienta no campo da formação e intervenção profissional em educação física, esporte, dança, luta e lazer, com referenciais teóricos da história, sociologia, psicologia e educação. Líder do grupo de pesquisas em Estudos Socioculturais, Históricos e Pedagógicos da Educação Física, cadastrado no CNPq. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, câmpus de Bauru, para orientação de mestrado profissional na linha de pesquisa em Conceitos específicos para o Ensino e suas metodologias e no Programa Rede Nacional ProEF (Mestrado Profissional). Bolsista CNPq (01/03/2011 a 28/02/2017) - Produtividade em Pesquisa - PQ, nível 2, com projetos intitulados "Professores em campo: por uma (re) construção permanente dos significados, conhecimentos científicos e metodológicos da cultura corporal de movimento" e "Professoras em campo: por uma educação permanente da cultura corporal de movimento da/na infância".

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Gonçalves da Cruz, J. C., & Hunger, D. . A. C. F. (2025). O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO AGENTE TRANSFORMADOR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 227–242. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/18408

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física