“EU NÃO SOU DO LUGAR DOS/AS ESQUECIDOS/AS”

O ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CEÁRA PELO ProEF

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo historicizar o acesso à pós-graduação em Educação Física no Ceará pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) como política de formação de professores/as da educação básica, marcando o compromisso com o desenvolvimento local, regional e nacional em contexto de reparação histórica territorial no campo da produção do conhecimento na área. Conclui-se argumentando as assunções necessárias para a continuidade do avanço e para o efetivo reconhecimento e institucionalização do programa na perspectiva da justiça social no estado.

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Biografia do Autor

Samara Moura Barreto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) com área de concentração em formação de professores. Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Professora- Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Fortaleza. Coordenadora de Formação e Práticas Educativas do Departamento de Educação Física (DEFE/IFCE). Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) polo UFC. Editora da Revista de Educação Física, Saúde e Exercício Físico (REFISE) e da Editora do IFCE (EDIFCE). Secretaria Estadual do Ceará no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Membra dos Grupos de Pesquisa: Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE); Educação, História e Saúde Coletiva (UECE); Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos (UFC); Grupo de Estudos EscolaR (UNICAMP); Grupo de Estudos e Pesquisas de Professores(as de Educação Física IFSULDEMINAS, polo Muzambinho). Membra da ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching. Tem interesse em itinerâncias aprendentes e fruições investigativas que abracem as experiências teórica-empíricas, sobremaneira na Educação Física, pautadas sobre: Autoformação docente; Formação para a pesquisa;Narrativas autobiográficas; Racionalidade dialógica-reflexiva e emancipação; complexidade e justiça social; Educação Física Escolar.

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialista em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestre em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro, Doutora em Educação pela Unesp-Presidente Prudente. Bolsista Doutorado FAPESP (2010-2014). Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF/UFC 2021-2023) - https://proef.ufc.br/pt/. Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do Projeto Subprojeto Educação Física (Editais 2018-2020; 2020-2022; 2022-2024). Professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo (1998-2016). Estuda e pesquisa temas referente a educação física escolar, relação com o saber, projeto político pedagógico, planejamento participativo, sistematização de conteúdos, processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos saberes discentes, didática e estágio curricular supervisionado e educação antirracista. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Membra da REPERES (Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber) - https://redereperes.wixsite.com/reperes e do grupo autônomo de professores-pesquisadores em Educação Física Escolar. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os saberes (GEPEFERS).

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Coordenador de Núcleo do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF-UFC) Bacharel (1994-98) e Licenciado em Educação Física (1997-99) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2000-3) e Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana (2011-14) com Pós-Doutorado em Educação (2015-16) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estudante pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto financiado pela FAPESP Trabalhou em universidades na região metropolitana, interior e litoral de São Paulo (2001-16), em escola da rede pública municipal (2002-7) e coautor do currículo de Educação Física da rede pública estadual (2007-8) Pesquisa temáticas relacionadas à Educação Física Escolar: sistematização de princípios curriculares, complexidade e justiça social, antirracismo e relações étnico-raciais, autoestudo e narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e processos formativos permanentes de professores/as-pesquisadores/as Membro do grupo autônomo de Professores/as-Pesquisadores/as de Educação Física Escolar (desde 2005), Antena CRIFPE-Brasil, rede MADDIS, rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network in Complexity, AERA - American Educational Research Association [S-STEP] (desde 2011) e Outreach Coordinator [coordenador de países distantes do Norte Global] ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching (desde jul. 2023) Líder do grupo de pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos Profa. Dra. Adriana Inês de Paula (AIP), Vice-Líder do GEPEFERS (IEFEs-UFC) [Rede Repères] e coeditor da Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Coordenador do PIBID (subprojeto de Educação Física), colaborador do Programa de Residência Pedagógica e membro do comitê científico do GTT-Escola do CBCE.

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Publicado

12-04-2025

Como Citar

Moura Barreto, S., Venâncio, L., & Sanches Neto, L. (2025). “EU NÃO SOU DO LUGAR DOS/AS ESQUECIDOS/AS”: O ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CEÁRA PELO ProEF . Revista Didática Sistêmica, 26(2), 12–27. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17544

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física