DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11701

Keywords:

políticas educacionais. formação de professores. reformulações curriculares, cenário político.

Abstract

A reconfiguração das políticas educacionais e a imposição de matrizes curriculares homogeneizadas – medidas que impactam negativamente a educação e a formação de professores – é o tema deste trabalho. Destacamos o cenário político em que essas ações foram gestadas e a centralidade dos ataques à educação pública no pós-golpe de 2016. A padronização curricular imposta pelas bases curriculares nacionais, entre outras ações, ancoradas em concepções curriculares ultrapassadas, favorecem processos de privatização e mercantilização, afinados com concepções neoliberais e redução do direito à educação. A reconfiguração curricular em curso impõe extremo controle, centralização e padronização, atingindo tanto os currículos escolares quanto os cursos de formação de professores. Objetivamos problematizar a política educacional atual e indicar alternativas de resistência ao processo de desmonte e descaracterização curricular que ameaça a construção coletiva dos projetos político-pedagógicos nas instituições escolares e nos cursos de formação de professores para a educação básica.

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Author Biography

Lucilia Augusta Lino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DEIC/EDU/UERJ); vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da faculdade de Formação e Professores (PPGEDU/FFP/UERJ). Professora aposentada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em educação (PUC-RIO) e Presidente da Anfope.

Published

2021-06-11

How to Cite

Lino, L. A. (2021). DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 40–56. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11701