Formação docente em Educação Física escolar

Jonathan Terra Corrêa, Gionara Tauchen

Resumo


O artigo aborda a formação de professores de Educação Física escolar, contemplando aspectos históricos e abordagens que influenciam as configurações sobre a formação de professores. O objetivo do estudo foi investigar e compreender as preocupações temáticas e as contribuições das pesquisas sobre a formação de professores de EF na literatura educacional. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, em que foram analisados 16 trabalhos sobre formação de professores de EF escolar, localizados na base de dados da Scielo. Os trabalhos analisados expressam a necessidade de formação para atuar em contextos de diversidade e inclusão; o distanciamento entre a formação inicial e a realidade escolar e os desafios de articulação entre teoria e prática na ação pedagógica.

Palavras-chave


Educação Física escolar; Formação docente; Estado da Arte

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br