Formação docente em Educação Física escolar

Autores

  • Jonathan Terra Corrêa Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Gionara Tauchen Professora Doutora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (FURG). Brasil

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Formação docente, Estado da Arte

Resumo

O artigo aborda a formação de professores de Educação Física escolar, contemplando aspectos históricos e abordagens que influenciam as configurações sobre a formação de professores. O objetivo do estudo foi investigar e compreender as preocupações temáticas e as contribuições das pesquisas sobre a formação de professores de EF na literatura educacional. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, em que foram analisados 16 trabalhos sobre formação de professores de EF escolar, localizados na base de dados da Scielo. Os trabalhos analisados expressam a necessidade de formação para atuar em contextos de diversidade e inclusão; o distanciamento entre a formação inicial e a realidade escolar e os desafios de articulação entre teoria e prática na ação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Terra Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Brasil

Gionara Tauchen, Professora Doutora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (FURG). Brasil

Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Corrêa, J. T., & Tauchen, G. (2016). Formação docente em Educação Física escolar. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 135–149. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5907

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola