A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

A dança é apontada na Base Nacional Comum Curricular como uma das Unidades Temáticas da Educação Física a serem vivenciadas no Ensino Fundamental. Entretanto, estudos revelam que esse é um conteúdo consideravelmente negligenciado na organização do planejamento pedagógico. O objetivo deste estudo é de apresentar um relato de experiência crítico-reflexivo sobre um plano de ação didático-pedagógica desenvolvida em uma turma de 5º ano de Ensino Fundamental utilizando a dança como conteúdo nas aulas de educação física. Para isso, foi realizada e analisada uma intervenção didático-pedagógica com a dança nas aulas, que, como método utiliza-se da pesquisa-ação e fundamenta-se nas Situações Didáticas descritas na abordagem da Educação Física Cultural. As intervenções foram realizadas com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Como considerações, evidenciou-se reflexões e caminhos para o desenvolvimento da dança, considerando contextos, as dificuldades e potências desta como conteúdo possível na educação física na escola.

Downloads

Biografia do Autor

Jonimar Silva Nascimento dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense e especialização em docência do Ensino Básico pelo Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em rede - Educação Física - (PROEF) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como polo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É professor efetivo na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e na rede municipal de ensino de Magé, onde atualmente é Coordenador de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A sua atuação acontece principalmente nos seguintes temas: Educação Física e Formação de professores, currículo, Ensino Fundamental, dança e cultura.

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense no período de 2020-2022. Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Barcelona- Espanha (2004). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996); Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1984). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento SSE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Formação de professores/as, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, formação profissional, currículo e educação física escolar. Vice-presidente Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestão 2007-2009. Coordenadora de Área do PIBID/UFF de Educação Física 2011-2013. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UFF 2013-2018. Editora da Revista Movimento - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2017-2020). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) - PPGEd/UFF.

Ricardo de Almeida Pimenta, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Atividade Física Adaptada pela Universidade do Porto - Portugal (revalidação - UNICAMP) e doutorado em Ciências do Movimento Humano (Área: Comportamento Motor) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com período de Doutorado Sanduíche no Developmental Motor Cognition Lab da University of Texas at Arlington. Atualmente é docente magistério superior no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área da Educação Física inclusiva, atividades de aventura, desenvolvimento e aprendizagem motora e nos estudos sobre os transtornos do desenvolvimento na infância, especialmente com os trabalhos desenvolvidos com crianças com Transtorno do Espectro Autista e Transtornos de Aprendizagem. Além da atuação no ensino superior, dedica-se as atividades da Ong. Autonomia (www.ongautonomia.org.br).

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Santos, J. S. N. dos, Terra, D. V., & Pimenta, R. de A. (2025). A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Didática Sistêmica, 26(2), 55–69. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17583

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física