A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

Resumen

A dança é apontada na Base Nacional Comum Curricular como uma das Unidades Temáticas da Educação Física a serem vivenciadas no Ensino Fundamental. Entretanto, estudos revelam que esse é um conteúdo consideravelmente negligenciado na organização do planejamento pedagógico. O objetivo deste estudo é de apresentar um relato de experiência crítico-reflexivo sobre um plano de ação didático-pedagógica desenvolvida em uma turma de 5º ano de Ensino Fundamental utilizando a dança como conteúdo nas aulas de educação física. Para isso, foi realizada e analisada uma intervenção didático-pedagógica com a dança nas aulas, que, como método utiliza-se da pesquisa-ação e fundamenta-se nas Situações Didáticas descritas na abordagem da Educação Física Cultural. As intervenções foram realizadas com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Como considerações, evidenciou-se reflexões e caminhos para o desenvolvimento da dança, considerando contextos, as dificuldades e potências desta como conteúdo possível na educação física na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jonimar Silva Nascimento dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense e especialização em docência do Ensino Básico pelo Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em rede - Educação Física - (PROEF) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como polo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É professor efetivo na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e na rede municipal de ensino de Magé, onde atualmente é Coordenador de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A sua atuação acontece principalmente nos seguintes temas: Educação Física e Formação de professores, currículo, Ensino Fundamental, dança e cultura.

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense no período de 2020-2022. Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Barcelona- Espanha (2004). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996); Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1984). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento SSE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Formação de professores/as, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, formação profissional, currículo e educação física escolar. Vice-presidente Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestão 2007-2009. Coordenadora de Área do PIBID/UFF de Educação Física 2011-2013. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UFF 2013-2018. Editora da Revista Movimento - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2017-2020). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) - PPGEd/UFF.

Ricardo de Almeida Pimenta, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Atividade Física Adaptada pela Universidade do Porto - Portugal (revalidação - UNICAMP) e doutorado em Ciências do Movimento Humano (Área: Comportamento Motor) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com período de Doutorado Sanduíche no Developmental Motor Cognition Lab da University of Texas at Arlington. Atualmente é docente magistério superior no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área da Educação Física inclusiva, atividades de aventura, desenvolvimento e aprendizagem motora e nos estudos sobre os transtornos do desenvolvimento na infância, especialmente com os trabalhos desenvolvidos com crianças com Transtorno do Espectro Autista e Transtornos de Aprendizagem. Além da atuação no ensino superior, dedica-se as atividades da Ong. Autonomia (www.ongautonomia.org.br).

Publicado

2025-04-12

Cómo citar

Santos, J. S. N. dos, Terra, D. V., & Pimenta, R. de A. (2025). A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Didática Sistêmica, 26(2), 55–69. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17583

Número

Sección

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física