A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A dança é apontada na Base Nacional Comum Curricular como uma das Unidades Temáticas da Educação Física a serem vivenciadas no Ensino Fundamental. Entretanto, estudos revelam que esse é um conteúdo consideravelmente negligenciado na organização do planejamento pedagógico. O objetivo deste estudo é de apresentar um relato de experiência crítico-reflexivo sobre um plano de ação didático-pedagógica desenvolvida em uma turma de 5º ano de Ensino Fundamental utilizando a dança como conteúdo nas aulas de educação física. Para isso, foi realizada e analisada uma intervenção didático-pedagógica com a dança nas aulas, que, como método utiliza-se da pesquisa-ação e fundamenta-se nas Situações Didáticas descritas na abordagem da Educação Física Cultural. As intervenções foram realizadas com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Como considerações, evidenciou-se reflexões e caminhos para o desenvolvimento da dança, considerando contextos, as dificuldades e potências desta como conteúdo possível na educação física na escola.