Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores: Avanços e Perspectivas para as Licenciaturas.
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v19i1.7223Palavras-chave:
Currículo, diretrizes curriculares, formação de professores, licenciaturas, políticas públicas.Resumo
Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que discute os desafios e as disputas implicados no processo de implementação da Resolução CNE/CP n. 2/2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. A partir da aprovação das novas diretrizes as universidades brasileiras terão até junho de 2017 para reorganizarem os currículos das licenciaturas e construírem uma proposta institucional para a formação docente. Neste texto, apresentam-se algumas das modificações presentes entre as diretrizes de 2002 e de 2015, buscando evidenciar as mudanças e apontar aspectos em que o novo ordenamento legal avança para potencializar o currículo das licenciaturas. E problematizando, ao longo do texto, aspectos presentes no parecer e na resolução das atuais diretrizes como as práticas pedagógicas e a identidade das licenciaturas nas universidades. Por fim, destaca-se que as atuais diretrizes evidenciam no documento um ganho para a formação de professores com o aumento da carga horária pedagógica, a proposta de um Projeto Institucional, a inclusão da gestão educacional e a definição da prática pedagógica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-09-2017
Como Citar
Carvalho, I. A. da S., & Gonçalves, S. da R. V. (2017). Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores: Avanços e Perspectivas para as Licenciaturas. Revista Didática Sistêmica, 19(1), 83–97. https://doi.org/10.14295/rds.v19i1.7223
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo