O APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ARTICULADO AO TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS DANÇAS DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRAS

Autores

Resumo

Este artigo analisa uma sequência didática focada na promoção das Aprendizagens Socioemocionais a partir das Danças de matriz afro-brasileiras. Adota a Pesquisa-Ação Existencial como método para a produção dos dados realizadas com 16 crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Niterói/RJ. Foram utilizadas as narrativas infantis dos tipos orais, textuais e imagéticas, obtidas nas rodas de conversas, articuladas com registros em Diário de Campo. Conclui-se que as estratégias pedagógicas utilizadas nas aulas de educação física foram favoráveis à compreensão crítica das danças como elemento da cultura afro-brasileira e para a promoção do Aprendizado Socioemocional, com destaque para a promoção da Autoconsciência, da Autogestão, da Consciência Social, das Habilidades de Relacionamento e para a Tomada de Decisão Responsável.

Downloads

Biografia do Autor

Flávio Monteiro, Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2024), formado em Licenciatura plena em Educação Física (Universidade Salgado de Oliveira - 2001); Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional (Universidade Gama Filho - 2003); Pós graduação em Musculação e Personal Training (Faculdades Integradas Maria Thereza - 2005); Pós graduação em Psicomotricidade (INTERVALE - 2022); Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva (INTERVALE - 2022). Atualmente é Professor estatutário das prefeitura de Niterói, lecionando na Escola Municipal Professora Bolívia de Lima Gaetho, e de Macaé, onde atua no CEMEAES (Centro Municipal Especializado de Atendimento ao Escolar).

Amparo Villa Cupolillo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cotidiano Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, educação física, escola, cotidiano escolar, formação de professores, avaliação e administração pública/gestão de pessoas. Professora do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação Agrícola da UFRRJ.

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Adjunto da UFRRJ, lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc); Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFRRJ. Experiência docente em cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional e na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e EJA. Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), desde 2021, tendo sido integrante do Comitê Científico do GTT Escola do CBCE entre 2019 e 2021. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF). Atualmente, o foco das pesquisas incidem sobre as temáticas: Educação Infantil, Formação inicial e continuada de professores, Políticas públicas em Educação e Educação Física, Práticas pedagógicas e Currículo. Organizador da obra: "Desafios contemporâneos para a Educação Física Brasileira" (CRV, 2020).

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Monteiro, F., Villa Cupolillo, A., & Lema Del Rio Martins, R. (2025). O APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ARTICULADO AO TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS DANÇAS DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRAS. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 87–104. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17531

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física