O APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ARTICULADO AO TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS DANÇAS DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRAS
Resumo
Este artigo analisa uma sequência didática focada na promoção das Aprendizagens Socioemocionais a partir das Danças de matriz afro-brasileiras. Adota a Pesquisa-Ação Existencial como método para a produção dos dados realizadas com 16 crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Niterói/RJ. Foram utilizadas as narrativas infantis dos tipos orais, textuais e imagéticas, obtidas nas rodas de conversas, articuladas com registros em Diário de Campo. Conclui-se que as estratégias pedagógicas utilizadas nas aulas de educação física foram favoráveis à compreensão crítica das danças como elemento da cultura afro-brasileira e para a promoção do Aprendizado Socioemocional, com destaque para a promoção da Autoconsciência, da Autogestão, da Consciência Social, das Habilidades de Relacionamento e para a Tomada de Decisão Responsável.