EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
Palavras-chave:
Experimentação. Ensino de Ciências. Formação de professoresResumo
Este artigo apresenta um recorte inicial de uma investigação associada com a formação de professores de ciências desenvolvida em colaboração com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID e uma professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, tendo como problema a formação de professores para desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Ciências com características investigativas, contribuindo com sua formação, melhoria de suas ações pedagógicas e aperfeiçoamento profissional durante sua formação inicial. O objetivo foi compreender como a experimentação contribui com o processo formativo de futuros professores e com a promoção de aprendizagem significativa. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com um primeiro momento de observação dos bolsistas atuando na escola de ensino fundamental em aulas práticas de Ciências. Constatou-se que as aulas práticas dadas pelos bolsistas no período de observação eram, na sua grande maioria, reprodutivistas, descontextualizadas, valorizando aprendizados conceituais e verificações de teorias, e passaram gradativamente para práticas que se limitaram à mera reprodução de experimentos, as práticas não incluíam questionamentos, observações e envolvimento dos alunos em todo o processo de construção do seu conhecimento.Downloads
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Publicado
03-07-2017
Como Citar
Silva, M. A. da, Martines, E. A. L. de M., & Amaral, W. K. do. (2017). EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE. Revista Didática Sistêmica, 18(1), 3–28. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo