A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção acadêmica sobre a formação de professores de Educação Física para Educação Infantil no período de 2015 a 2022. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório no portal de periódicos da CAPES. Foram encontrados 102 trabalhos, porém apenas 6 atendiam aos critérios da pesquisa. Os dados indicam que ainda são escassos estudos e pesquisas sobre a formação de professores em Educação Física para Educação Infantil. Consideramos relevante debater como a formação em Educação Física para a atuação na Educação Infantil vem sendo organizada, provocando reflexões  sobre a docência no Ensino Superior e o diálogo com as demandas do campo profissional. As análises aqui apresentadas indicam a necessidade e a importância de novas investigações sobre a formação de professores para atuação na Educação Infantil, visto a baixa produção teórica encontrada sobre a temática nesse estudo exploratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso   (PPGE-UFMT). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEF-UFMT). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (FEF-UFMT). Bolsista do CNPq. http://lattes.cnpq.br/6650429667374735 

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal.  Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. Cuiabá, MT –Brasil- Departamento de Teoria e Fundamentação- Faculdade de Educação Física. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. (PPGE-UFMT). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. http://lattes.cnpq.br/4561814544149415 

 

 

Downloads

Publicado

22-08-2025

Como Citar

Lúcio, G. A. de C., & Moreira, E. C. (2025). A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 45–62. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16807

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo