A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a produção acadêmica sobre a formação de professores de Educação Física para Educação Infantil no período de 2015 a 2022. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório no portal de periódicos da CAPES. Foram encontrados 102 trabalhos, porém apenas 6 atendiam aos critérios da pesquisa. Os dados indicam que ainda são escassos estudos e pesquisas sobre a formação de professores em Educação Física para Educação Infantil. Consideramos relevante debater como a formação em Educação Física para a atuação na Educação Infantil vem sendo organizada, provocando reflexões sobre a docência no Ensino Superior e o diálogo com as demandas do campo profissional. As análises aqui apresentadas indicam a necessidade e a importância de novas investigações sobre a formação de professores para atuação na Educação Infantil, visto a baixa produção teórica encontrada sobre a temática nesse estudo exploratório.




