O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES

Autores

  • Mauro Augusto Burkert Del Pino Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-3104-4087
  • Gilceane Caetano Porto Universidade Federal de Pelotas
  • Janaína Soares Martins Lapuente Universidade Federal do Rio Grande
  • Fernanda Arndt Mesenburg Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11725

Palavras-chave:

exclusão escolar, ensino fundamental, desigualdade socioeconômica, escola pública

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou o processo de exclusão escolar experienciado na rede pública municipal de ensino de Pelotas, tomando por base o Projeto das Classes de Apoio da Secretaria Municipal de Ensino e Desporto. A investigação faz uma análise do Projeto desde sua criação, com o intuito de analisar os indicadores de exclusão da rede municipal. Investigou os estudantes que participam do projeto e as professoras que atuam nas classes de apoio. Os dados referentes à atuação docente foram coletados através de questionário fechado e ponderados segundo a análise de conteúdo. Já a caracterização da realidade socioeconômica dos estudantes foi realizada a partir de dados coletados junto ao IBGE, ao INEP e à Prefeitura Municipal de Pelotas. Os resultados apontam a diversidade de formação dos docentes, o que é fator de impacto nos resultados, e a relação existente entre renda, pobreza, raça e exclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Augusto Burkert Del Pino, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação, Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Gilceane Caetano Porto, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Janaína Soares Martins Lapuente, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação, Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Fernanda Arndt Mesenburg, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação, Professora de Educação Básica no Município de Pelotas

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Del Pino, M. A. B., Porto, G. C., Lapuente, J. S. M., & Mesenburg, F. A. (2021). O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 13–26. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11725