O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11725Palavras-chave:
exclusão escolar, ensino fundamental, desigualdade socioeconômica, escola públicaResumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou o processo de exclusão escolar experienciado na rede pública municipal de ensino de Pelotas, tomando por base o Projeto das Classes de Apoio da Secretaria Municipal de Ensino e Desporto. A investigação faz uma análise do Projeto desde sua criação, com o intuito de analisar os indicadores de exclusão da rede municipal. Investigou os estudantes que participam do projeto e as professoras que atuam nas classes de apoio. Os dados referentes à atuação docente foram coletados através de questionário fechado e ponderados segundo a análise de conteúdo. Já a caracterização da realidade socioeconômica dos estudantes foi realizada a partir de dados coletados junto ao IBGE, ao INEP e à Prefeitura Municipal de Pelotas. Os resultados apontam a diversidade de formação dos docentes, o que é fator de impacto nos resultados, e a relação existente entre renda, pobreza, raça e exclusão escolar.Downloads
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Publicado
11-06-2021
Como Citar
Del Pino, M. A. B., Porto, G. C., Lapuente, J. S. M., & Mesenburg, F. A. (2021). O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 13–26. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11725
Edição
Seção
Dossiê