ESPACIOS DE OCIO EN RECIFE: UNA CARTOGRAFÍA DE LA PRIMERA PLAZA DE LA INFANCIA

UMA CARTOGRAFIA DA PRIMEIRA PRAÇA DA INFÂNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16903

Resumen

La investigación tuvo como objetivo investigar la implementación de la Primera Plaza de la Infancia de la ciudad de Recife. El artículo contextualiza esta política pública de ocio y analiza las similitudes y diferencias entre las etapas de planificación y ejecución del proyecto. Se trata de una investigación cualitativa de carácter exploratorio, realizada a través de análisis documental, observaciones y descripciones cartográficas. En este sentido, la cartografía permitió registrar los elementos objetivos sobre la estructuración del lugar, las posibilidades de interacción entre los sujetos y la articulación de la plaza de la infancia como espacio urbano de sociabilidad. Se identificaron similitudes entre la planificación de la política y su implementación, así como diferencias y la necesidad de ajustes estructurales. Se considera, por lo tanto, que la gestión y el control social son elementos fundamentales para la implementación y continuidad del proyecto de la plaza de la infancia en su conjunto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

DAYANA MYLENA DOS SANTOS BAIER, Universidade de Pernambuco - UFE

É licenciada em Educação Física e bacharelanda em Educação Física pela ESEF/UPE. Especialista em Exercício Clínico pela ESEF/UPE. Especialista em Psicomotricidade pela FSL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Lazer e Esportes. Foi monitora no Projeto Santo Amaro da Escola Superior de Educação Física - ESEF/UPE nos anos de 2017 e 2018. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da ESEF/UPE, no Subprojeto de Educação Física, nos anos 2018, 2019 e 2020. Participou do XXII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, realizado em dezembro de 2018, da ESEF/UPE, na modalidade apresentação de pôster, com o trabalho intitulado A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: DOS JOGOS POPULARES AOS JOGOS DE PAPÉIS. Participou do XXIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, realizado em Junho de 2019, da ESEF/UPE, na modalidade apresentação de pôster, com o trabalho intitulado AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 3 ANO DO ENSINO MÉDIO. Exerce a função de Professora de Psicomotricidade e Educação Física na Educação Básica.

Paula Marques Braga, Pontifícia Católica de Campinas

Arquiteta e Urbanista formada pela Pontifícia Católica de Campinas (2005). Mestre em Urbanismo pela mesma instituição (2008). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP, São Carlos (2013). Campo de pesquisa voltado às questões relativas a intervenções urbanas em áreas centrais históricas e seus desdobramentos sobre o território, preservação do patrimônio cultural e aspectos sociais vinculados. Tem experiência em docência e coordenação de curso de Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve pesquisas relacionadas ao temas Paisagem cultural, Preservação do patrimônio, Banalização da paisagem, Intervenções urbanas, Turismo, Dinâmicas urbanas em Áreas Centrais Históricas, considerando suas implicações para a identidade local e a população.

Bruno Modesto Silvestre, Universidade de Pernambuco - UFE

Doutor (2023) e mestre (2016) em Educação Física (área de concentração Educação Física e Sociedade) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição pela qual é formado em Educação Física e Ciências Sociais. Atualmente, é Professor Assistente na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE). Tem experiência nas áreas de Sociologia do Lazer e Políticas Públicas em Educação Física. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas e Lazer (GEPL/Unicamp) e do Grupo Ethnós (ESEF/UPE).

Publicado

2024-11-27

Cómo citar

DOS SANTOS BAIER, D. M., Marques Braga, P., & Modesto Silvestre, B. (2024). ESPACIOS DE OCIO EN RECIFE: UNA CARTOGRAFÍA DE LA PRIMERA PLAZA DE LA INFANCIA: UMA CARTOGRAFIA DA PRIMEIRA PRAÇA DA INFÂNCIA. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 115–131. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16903

Número

Sección

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade