LEISURE SPACES IN RECIFE: A CARTOGRAPHY OF THE FIRST CHILDHOOD SQUARE

UMA CARTOGRAFIA DA PRIMEIRA PRAÇA DA INFÂNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16903

Abstract

The research aimed to investigate the implementation of the First Childhood Square in the city of Recife. The article contextualizes this public leisure policy and analyzes the approaches and differences between the planning and execution stages of the project. It is qualitative research, conducted through documentary analysis, observations, and cartographic descriptions. In this sense, cartography allowed for recording objective elements about the structuring of the site, the possibilities of interaction among individuals, and the articulation of the childhood square as an urban space for socialization. Approaches between policy planning and implementation were identified, as well as gaps and the need for structural adjustments. It is considered, therefore, that management and social control are fundamental elements for the implementation and continuity of the childhood square project.

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Author Biographies

DAYANA MYLENA DOS SANTOS BAIER, Universidade de Pernambuco - UFE

É licenciada em Educação Física e bacharelanda em Educação Física pela ESEF/UPE. Especialista em Exercício Clínico pela ESEF/UPE. Especialista em Psicomotricidade pela FSL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Lazer e Esportes. Foi monitora no Projeto Santo Amaro da Escola Superior de Educação Física - ESEF/UPE nos anos de 2017 e 2018. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da ESEF/UPE, no Subprojeto de Educação Física, nos anos 2018, 2019 e 2020. Participou do XXII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, realizado em dezembro de 2018, da ESEF/UPE, na modalidade apresentação de pôster, com o trabalho intitulado A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: DOS JOGOS POPULARES AOS JOGOS DE PAPÉIS. Participou do XXIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, realizado em Junho de 2019, da ESEF/UPE, na modalidade apresentação de pôster, com o trabalho intitulado AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 3 ANO DO ENSINO MÉDIO. Exerce a função de Professora de Psicomotricidade e Educação Física na Educação Básica.

Paula Marques Braga, Pontifícia Católica de Campinas

Arquiteta e Urbanista formada pela Pontifícia Católica de Campinas (2005). Mestre em Urbanismo pela mesma instituição (2008). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP, São Carlos (2013). Campo de pesquisa voltado às questões relativas a intervenções urbanas em áreas centrais históricas e seus desdobramentos sobre o território, preservação do patrimônio cultural e aspectos sociais vinculados. Tem experiência em docência e coordenação de curso de Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve pesquisas relacionadas ao temas Paisagem cultural, Preservação do patrimônio, Banalização da paisagem, Intervenções urbanas, Turismo, Dinâmicas urbanas em Áreas Centrais Históricas, considerando suas implicações para a identidade local e a população.

Bruno Modesto Silvestre, Universidade de Pernambuco - UFE

Doutor (2023) e mestre (2016) em Educação Física (área de concentração Educação Física e Sociedade) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição pela qual é formado em Educação Física e Ciências Sociais. Atualmente, é Professor Assistente na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE). Tem experiência nas áreas de Sociologia do Lazer e Políticas Públicas em Educação Física. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas e Lazer (GEPL/Unicamp) e do Grupo Ethnós (ESEF/UPE).

Published

2024-11-27

How to Cite

DOS SANTOS BAIER, D. M., Marques Braga, P., & Modesto Silvestre, B. (2024). LEISURE SPACES IN RECIFE: A CARTOGRAPHY OF THE FIRST CHILDHOOD SQUARE: UMA CARTOGRAFIA DA PRIMEIRA PRAÇA DA INFÂNCIA. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 115–131. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16903