REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”

Autores

  • Uirá de Siqueira Farias Universidade São Judas
  • Graciele Massoli Rodrigues Universidade São Judas

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12803

Resumo

Por essas linhas narro momentos de reflexão e construção de um ser professor “COM” as crianças da Educação Infantil. Vinte e seis crianças de cinco anos, duas pedagogas, um professor de educação física e eu, professor-pesquisador que sou, desenhamos e descobrimos nossa escola com Práticas Político-Pedagógicas possíveis e viáveis na Educação Pública, que estão aqui contadas por um fragmento de autoestudo. Dialogar dentro da escola nunca foi e é tarefa fácil; rever a própria prática pedagógica também não, mas para se alcançar uma educação emancipadora é necessário que todos/as sejam convocados a construírem juntos uma escola mais bonita, alegre e que transborde curiosidade epistemológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Graduado em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho ? SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a Dez anos na área da Educação Física Escolar, atendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e Médio, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é professor concursado nas redes Municipais de São Paulo (capital) e de Santo André/SP. É aluno do programa de doutorado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas

Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e professora adjunto da Universidade São Judas Tadeu. É orientadora no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física - Mestrado e Doutorado - na Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: educação física escolar, deficiência, educação física adaptada, esporte adaptado, dança e inclusão.

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

de Siqueira Farias, U., & Massoli Rodrigues, G. (2022). REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 95–108. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12803