EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA

CURRÍCULO CULTURAL EM FOCO

Autores

Resumo

Este artigo expõe um trabalho desenvolvido com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Araraquara/SP, no ano de 2022. Pautado nas orientações do currículo cultural, tendo como sustentação os trabalhos advindos dos campos teóricos do Multiculturalismo Crítico e dos Estudos Culturais, teve como objetivo analisar uma proposta de ensino que tematizou as práticas corporais africanas e indígenas nas aulas de Educação Física. Para tanto foi necessário mapear as práticas vivenciadas pelos/as estudantes, mas que não haviam sido contempladas pelo currículo escolar, carecendo ser ressignificadas e problematizadas. Assim, optou-se por tematizar as brincadeiras, os jogos e as lutas destes dois grupos étnicos, visando contrapor os discursos fincados nas representações racistas acerca do indígena e do negro. Ao final do estudo, acreditamos que conseguimos o advento de práticas educativas mais equânimes e justas contribuindo para a efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

Downloads

Biografia do Autor

Alisson Aurélio Rosa, Secretaria Estadual de Educação

Professor de Educação Física da rede pública estadual de educação no município de Araraquara/SP e mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Educação Física e Motricidade Humana

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Aurélio Rosa, A., & Ramos, G. N. S. (2025). EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA: CURRÍCULO CULTURAL EM FOCO. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 157–169. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17124

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física