EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA
CURRÍCULO CULTURAL EM FOCO
Resumo
Este artigo expõe um trabalho desenvolvido com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Araraquara/SP, no ano de 2022. Pautado nas orientações do currículo cultural, tendo como sustentação os trabalhos advindos dos campos teóricos do Multiculturalismo Crítico e dos Estudos Culturais, teve como objetivo analisar uma proposta de ensino que tematizou as práticas corporais africanas e indígenas nas aulas de Educação Física. Para tanto foi necessário mapear as práticas vivenciadas pelos/as estudantes, mas que não haviam sido contempladas pelo currículo escolar, carecendo ser ressignificadas e problematizadas. Assim, optou-se por tematizar as brincadeiras, os jogos e as lutas destes dois grupos étnicos, visando contrapor os discursos fincados nas representações racistas acerca do indígena e do negro. Ao final do estudo, acreditamos que conseguimos o advento de práticas educativas mais equânimes e justas contribuindo para a efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.