GINÁSTICA GERAL PARA TODOS: EFEITOS AFETIVOS E COGNITIVOS EM ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Resumo

Este estudo objetivou investigar as questões afetivas e cognitivas decorrentes da tematização da Ginástica Geral/Ginástica para Todos com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo descritiva foi realizada numa abordagem qualitativa por meio de pesquisa-ação. A amostra foi composta por 30 estudantes de uma turma de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para a obtenção dos dados foi utilizado um questionário para apreensão dos sentimentos e percepções dos alunos acerca das vivências com as modalidades gímnicas nas aulas propostas. Esse questionário foi aplicado, de modo físico, ao final dos 6 encontros programados para a ministração da Ginástica Geral/Ginástica para Todos (GG/GPT), a fim de verificar se houve alteração na percepção da modalidade e seus efeitos junto aos participantes. Os dados coletados com o uso do questionário foram transcritos para o formato digital, tabulados e revisitados com auxílio do Programa Microsoft Word. Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo temática por frequência de Bardin, o que possibilitou a criação das categorias analíticas principais e suas respectivas subcategorias. Essas categorias foram extraídas por meio da exploração do material a fim de encontrar os pontos que mais se destacaram, os quais serviram para traçar as categorias de análise. Dessa análise, emanaram 4 categorias: 1) Aspectos Afetivos Positivos; 2) Aspectos Afetivos Negativos; 3) Aspectos Cognitivos e 4) Diversos. Em cada categoria há subcategorias, que contém a especificidade dos resultados obtidos. Ficou evidenciado pela investigação dos dados que ocorreram relações positivas entre a prática da GG/GPT e as questões sócio-afetivas individuais e coletivas bem como benefícios no espectro cognitivo motor e amplo dos alunos.

Downloads

Biografia do Autor

Tiago Siqueira da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Especialista em Educação Física Escolar (Faculdade São Luis). Licenciado e Bacharel em Educação Física (UNESA). Atuação em programas e projetos nas áreas de atividade física, esporte, cultura e lazer da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (UFRJ). Técnico Desportivo na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor de Educação Física no município de Rio das Ostras.

Valéria Nascimento Lebeis Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialização em Performance Humana em Academia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública- Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, responsável pelas disciplinas de Dança e Metodologia da Consciência Corporal; Coordenadora da Companhia de Dança da UFRRJ; Líder do Laboratório de Estudos do Corpo e Movimento - LECOM - do Departamento de Educação Física e Desportos DEFD/IE. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFRRJ). Experiência na área da Saúde e da Educação, com ênfase na Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança em Educação; Corpo, Cultura e Sociedade; Ética em Pesquisa; Atividade Física, Imagem e Consciência Corporal; Saúde e Bem estar.

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Siqueira da Silva, T., & Nascimento Lebeis Pires, V. (2025). GINÁSTICA GERAL PARA TODOS: EFEITOS AFETIVOS E COGNITIVOS EM ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 105–118. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17520

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física