GINÁSTICA GERAL PARA TODOS: EFEITOS AFETIVOS E COGNITIVOS EM ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este estudo objetivou investigar as questões afetivas e cognitivas decorrentes da tematização da Ginástica Geral/Ginástica para Todos com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo descritiva foi realizada numa abordagem qualitativa por meio de pesquisa-ação. A amostra foi composta por 30 estudantes de uma turma de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para a obtenção dos dados foi utilizado um questionário para apreensão dos sentimentos e percepções dos alunos acerca das vivências com as modalidades gímnicas nas aulas propostas. Esse questionário foi aplicado, de modo físico, ao final dos 6 encontros programados para a ministração da Ginástica Geral/Ginástica para Todos (GG/GPT), a fim de verificar se houve alteração na percepção da modalidade e seus efeitos junto aos participantes. Os dados coletados com o uso do questionário foram transcritos para o formato digital, tabulados e revisitados com auxílio do Programa Microsoft Word. Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo temática por frequência de Bardin, o que possibilitou a criação das categorias analíticas principais e suas respectivas subcategorias. Essas categorias foram extraídas por meio da exploração do material a fim de encontrar os pontos que mais se destacaram, os quais serviram para traçar as categorias de análise. Dessa análise, emanaram 4 categorias: 1) Aspectos Afetivos Positivos; 2) Aspectos Afetivos Negativos; 3) Aspectos Cognitivos e 4) Diversos. Em cada categoria há subcategorias, que contém a especificidade dos resultados obtidos. Ficou evidenciado pela investigação dos dados que ocorreram relações positivas entre a prática da GG/GPT e as questões sócio-afetivas individuais e coletivas bem como benefícios no espectro cognitivo motor e amplo dos alunos.