CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

Autores

  • Daniele Barros Jardim Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0001-5556-1217
  • Giséli Lindemann Buerger Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande-FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.9264

Palavras-chave:

Curtas-metragens. Leitura. Literatura. Tecnologias

Resumo

Neste trabalho é apresentado um projeto de leitura, que aconteceu com estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de produzir curtas-metragens, utilizando um software de edição de vídeos da Microsoft, como forma de motivação para a leitura, partindo de um Projeto de Aprendizagem, os estudantes realizaram a leitura de livros, criaram resumos e roteiro e após realizaram a gravação e edição dos curtas-metragens. Como fundamentação teórica principal, ressaltou-se Pierre Lévy (2014) em seu livro Cibercultura, que possibilita o entendimento do movimento existente entre os educandos, cyber-infantis, motivados pelo uso das tecnologias. Neste artigo percebeu-se que conflitos ricos e reais constituem vivências e possibilitam múltiplos aprendizados, possibilitando que os estudantes aprendam, constituam saberes e construam conhecimento, tendo como objetivo o estímulo à leitura propulsionada pela utilização das ferramentas tecnológicas, integrando saber formal e informal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Barros Jardim, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora e Co-orientadora do Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - TIC- EDU/FURG; Doutoranda e Mestra em Educação Ambiental – PPGEA/FURG; Pedagoga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE/FURG

Giséli Lindemann Buerger, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-graduada em Téc. da Informação e Comunicação na Educação – TIC-EDU/FURG; Pedagoga pela UFPEL; professora da rede Marista Novo Hamburgo-RS

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Docente no Centro de Ciências Computacionais e do Programa de PPGComp do C3/FURG. Coordenadora do Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação TICEdu/SEAD/FURG. Graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Jardim, D. B., Buerger, G. L., & Barwaldt, R. (2021). CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 178–192. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.9264